Skip to main content

​​​Declaração de Acessibilidade​

​​Sítio Web CE​​

Esta declaração aplica-se aos conteúdos publicados no domínio: https://commission.europa.eu  

Não é aplicável a outros conteúdos ou sítios Web publicados em qualquer dos seus subdomínios. Esses sítios Web e respetivos conteúdos terão a sua própria declaração de acessibilidade específica.  

Este sítio Web é gerido pela Direção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia. Foi desenvolvido para ser utilizado pelo maior número possível de pessoas, incluindo pessoas portadoras de deficiência ou outras incapacidades. 

Os utilizadores devem poder: 

  • ampliar a imagem até 200 % sem dificuldade, 

  • navegar na maior parte do sítio Web utilizando apenas um teclado, 

  • navegar na maior parte do sítio Web utilizando um leitor de ecrã moderno e software de reconhecimento de voz (no seu computador ou telefone). 

Este sítio Web foi desenvolvido de acordo com a norma técnica aplicável aos sítios Web e aplicações móveis EN 301 549, versão 3.1.2, que é equivalente ao nível AA das diretrizes sobre a acessibilidade dos conteúdos Web (Web Content Accessibility Guidelines – WCAG), versão 2.1

Estado de conformidade  

Este sítio Web está parcialmente em conformidade com a norma técnica EN 301 549, versão 3.2.1 e com as diretrizes sobre a acessibilidade dos conteúdos Web (Web Content Accessibility Guidelines – WCAG), versão 2.1, nível AA. Para mais informações, ver «Conteúdos não acessíveis»

O sítio Web foi testado, pela última vez, em 4 de novembro de 2021. 

Elaboração da declaração 

A presente declaração foi elaborada em 8 de julho de 2022. 

Baseia-se na análise de uma amostra representativa de páginas Web, realizada por um perito em matéria de acessibilidade certificado pela IAAP, utilizando uma combinação de testes manuais e automatizados. 

Feedback 

Partilhe a sua opinião sobre a acessibilidade do sítio Web da Comissão Europeia! Contacte-nos em caso de obstáculo relacionado com a acessibilidade: 

  • Telefone: 00 800 6 7 8 9 10 11 

  • Formulário de contacto: Escreva-nos (não forneça informações sensíveis no formulário como, por exemplo, informações suscetíveis de revelar dados pessoais de caráter financeiro ou informações relacionadas com a sua saúde ou com qualquer outro tema sensível).  

Procuraremos responder-lhe no prazo de 15 dias úteis, a partir da data de receção do seu pedido pelo serviço competente da Comissão.  

Compatibilidade com navegadores e tecnologias de apoio 

O sítio Web da Comissão Europeia foi concebido para ser compatível com as seguintes tecnologias de apoio: 

  • as últimas versões dos programas de navegação Microsoft Edge, Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari e Brave, 

  • combinadas com as versões mais recentes das tecnologias JAWS, NVDA, VoiceOver e TalkBack. 

Especificações técnicas 

Para garantir a acessibilidade e funcionar no contexto específico de utilização combinada de um programa de navegação Web e tecnologias de apoio ou módulos (plug-ins) instalados no seu computador, o sítio Web da Comissão Europeia depende das seguintes tecnologias: 

  • HTML 

  • WAI-ARIA 

  • CSS 

  • JavaScript 

Conteúdos não acessíveis 

Apesar dos nossos esforços para garantir a acessibilidade do sítio Web da Comissão Europeia, sabemos que existem certas limitações que estamos a tentar corrigir. Segue-se uma descrição das limitações conhecidas e das possíveis soluções. Contacte-nos se detetar qualquer problema não identificado mais abaixo. 

Limitações conhecidas do sítio Web da Comissão Europeia: 

  1. Leitor de vídeo – acessibilidade do teclado: Estamos conscientes de alguns problemas relacionados com a acessibilidade ao nosso leitor de vídeo através do teclado (ao percorrer as opções do menu com a tecla de tabulação, a navegação não segue a ordem esperada; ao selecionar a língua das legendas através do menu, não é possível utilizar as setas para percorrer as línguas e apenas funciona a tecla de tabulação). Pretendemos resolver este problema até ao final de março de 2023. 
  2. Gráficos – utilização da cor: Alguns gráficos do sítio Web dependem apenas da cor para transmitir a informação, o que é confuso para as pessoas que têm dificuldade em distinguir as cores. Pretendemos resolver este problema até ao final de março de 2023. 
  3. Gráficos – textos alternativos: Os gráficos não estão acessíveis aos utilizadores de leitores de ecrã, porque não contêm textos alternativos adequados. Pretendemos resolver este problema até ao final de março de 2023. 
  4. Mapas: Alguns conteúdos dos mapas não contêm textos alternativos para pessoas com deficiência visual. Pretendemos resolver este problema até ao final de março de 2023.