Ir para o conteúdo principal
Logótipo da Comissão Europeia
Comissão Europeia

Assuntos internos

O que faz a UE

Factos relativos aos assuntos internos

29
países do espaço Schengen: 25 países da UE e 4 países associados
6 %
da população total da UE são cidadãos de países terceiros
1,5 %
da população da UE são refugiados

Domínios de ação

Políticas e ações destinadas a garantir uma Europa mais segura e mais protegida

Regras de gestão da migração e criação de um sistema comum de asilo a nível da UE

Facilitar uma cooperação policial mais rápida, mais segura e mais estruturada para combater a criminalidade transfronteiras e o terrorismo na UE

Estabelecer parcerias a nível mundial para abordar a dimensão externa das nossas políticas em matéria de assuntos internos

Principais realizações

  • Em 2025, a UE celebra o 40.º aniversário do espaço Schengen. 29 países (25 países da UE e 4 países associados) são membros de pleno direito do espaço Schengen, um espaço no interior do qual 450 milhões de pessoas são livres de viajar sem controlo de passaportes. O espaço Schengen é benéfico para milhões de pessoas que atravessam diariamente as fronteiras e para os 31 milhões de empresas que beneficiam de um acesso facilitado ao mercado interno.
  • O Pacto em matéria de Migração e Asilo entrou em vigor em 2024, oferecendo uma abordagem abrangente que visa reforçar e integrar as principais políticas da UE em matéria de migração, asilo, gestão das fronteiras e integração. Com regras firmes mas justas, foi concebido para gerir e normalizar a migração a longo prazo.
  • Mais recentemente, em 2025, a Comissão propôs um Sistema Europeu Comum de Regresso, um novo quadro jurídico com o objetivo de dispor de procedimentos de regresso mais rápidos, mais simples e mais eficazes em toda a União Europeia, complementando as novas regras da UE em matéria de migração e asilo.
  • Em 2025, a Comissão apresentou ProtectEU, a nova Estratégia Europeia de Segurança Interna. A estratégia define uma visão para uma UE mais forte. Os seus objetivos são antecipar, prevenir e responder conjuntamente às ameaças à segurança, garantindo a paz, a estabilidade e a prosperidade dos cidadãos da UE.

Em destaque

Acontecimentos