O que faz a Comissão
A estratégia da UE no domínio da educação promove a colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia (UE) e as principais partes interessadas e permite acompanhar os progressos no sentido da realização da sua visão coletiva.
Mais informações sobre o quadro estratégico do Espaço Europeu da Educação
Objetivos
O quadro estratégico do Espaço Europeu da Educação foi criado para estruturar a colaboração entre os Estados-Membros da UE e as principais partes interessadas, a fim de concretizar a sua visão coletiva.
Para o conseguir, propõe:
- reforçar os meios de cooperação estratégica e sensibilizar as partes interessadas para as incentivar a envolverem-se na iniciativa
- reforçar as sinergias com outras iniciativas pertinentes, incluindo o Espaço Europeu da Investigação e o Processo de Bolonha
- identificar metas e indicadores para orientar os trabalhos e acompanhar os progressos realizados na consecução do Espaço Europeu da Educação
- promover a integração da educação e da formação no processo do Semestre Europeu
Metas
Para realizar plenamente o Espaço Europeu da Educação, é necessário alcançar os sete objetivos que se seguem.
Até 2025
- pelo menos 60 % dos recém-diplomados do EFP devem beneficiar de uma aprendizagem em contexto laboral durante o período de ensino e formação profissionais
- pelo menos 47 % dos adultos na faixa etária entre os 25 e os 64 anos deverão ter participado em ações de aprendizagem nos 12 meses anteriores
Até 2030
- Menos de 15 % dos jovens com quinze anos de idade com conhecimentos insuficientes de leitura, matemática e ciências
- Menos de 15 % dos alunos do oitavo ano com insuficiente literacia informática
- pelo menos 96 % das crianças entre os 3 anos e a idade de escolaridade obrigatória na educação e acolhimento da primeira infância
- menos de 9 % dos alunos a abandonar precocemente o ensino e a formação
- pelo menos 45 % dos jovens entre os 25 e os 34 anos com um diploma de ensino superior
O que fazem as outras instituições da UE em matéria de educação e formação