Ir para o conteúdo principal
Logótipo da Comissão Europeia
Comissão Europeia

Segurança dos alimentos

O que faz a UE

Factos sobre a segurança dos alimentos

40 milhões de empregos
no setor alimentar e agrícola da UE
154,9 milhões de EUR
em subvenções de segurança dos alimentos concedidas a países da UE e a países terceiros em 2023
Mais de 90 países
utilizam a plataforma TRACES para garantir a segurança dos alimentos e a rastreabilidade

Domínios de ação

Principais realizações

  • A legislação alimentar geral da UE criou um sistema sólido e orientado pela ciência que protege as pessoas, os animais e o ambiente, assegurando que todas as decisões em matéria de segurança dos alimentos se baseiam em dados concretos.
  • Desde a sua criação em 2002, a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) tornou-se a referência científica das políticas da UE em matéria de segurança dos alimentos, fornecendo pareceres científicos fiáveis e assegurando uma comunicação clara sobre os riscos em toda a cadeia alimentar.
  • O Sistema de Alerta Rápido para os Géneros Alimentícios e Alimentos para Animais (RASFF) reforçou a capacidade da UE de reagir rapidamente quando surgem riscos para a segurança dos alimentos, assegurando que os produtos não conformes são rapidamente retirados do mercado.
  • A plataforma TRACES para a rastreabilidade dos alimentos permite às autoridades e aos comerciantes acompanhar a circulação transfronteiriça de géneros alimentícios, animais e alimentos para animais — reforçando a transparência, facilitando o comércio e ajudando a conter surtos de doenças ou contaminações.
  • A rede de alerta e cooperação (ACN) reforça a colaboração entre os Estados-Membros, assegurando que as informações sobre os controlos oficiais na cadeia agroalimentar são partilhadas de forma eficiente.

Em destaque