Ir para o conteúdo principal

Saúde pública

What the Commission is doing

A Comissão Europeia e os países da UE estão a trabalhar em conjunto para construir uma União Europeia da Saúde forte, que proteja a saúde dos europeus, melhore a resiliência dos sistemas de saúde da Europa e assegure que a UE e os seus Estados-Membros estão preparados para enfrentar desafios comuns. A UE atua em muitos domínios diferentes, como o aumento da confiança nas vacinas, a garantia de que todos os cidadãos têm acesso aos medicamentos e dispositivos médicos de que necessitam a um preço acessível, a redução dos encargos com o cancro e outras doenças não transmissíveis importantes e o aproveitamento dos benefícios da digitalização para os cuidados e serviços de saúde.

Existem também iniciativas para reduzir a utilização de antibióticos e para melhorar o quadro de avaliação das tecnologias da saúde, bem como a resposta e a preparação para situações de crise, na sequência da pandemia de COVID-19.

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças tem como missão avaliar ameaças emergentes para que a UE e as autoridades de saúde nacionais possam reagir rapidamente.

Para proteger os cidadãos e garantir que estes recebem o melhor tratamento possível, todos os medicamentos disponibilizados para venda na UE têm de ser aprovados a nível nacional ou da UE, através da Agência Europeia de Medicamentos, antes de serem introduzidos no mercado.

A Autoridade de Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias (HERA) desenvolve, produz e fornece contramedidas médicas antes e durante uma crise sanitária.

Objectives

O que fazem as outras instituições da UE em matéria de saúde pública

Key initiatives

Vaccination is the main tool for primary prevention of disease and one of the most cost-effective public health measures available.

Cancer is one of the main priorities of the European Commission in the health domain.

Medical devices and In Vitro Diagnostic medical devices (IVDs) have a fundamental role in saving lives.

The EU4Health programme will help build stronger, more resilient and more accessible health systems.

To create a future proof regulatory framework and support industry in promoting research and technologies.