Ir para o conteúdo principal
Logótipo da Comissão Europeia
Comissão Europeia

Juventude

O que faz a UE

Os jovens e a UE

64 %
participaram em atividades de organizações sem fins lucrativos nos últimos 12 meses
48 %
agiram para mudar a sociedade (assinar uma petição, participar numa manifestação ou escrever a um político)
74 %
acreditam que a educação os dotou das competências digitais necessárias para identificarem a desinformação

Domínios de atuação

Oportunidades para os jovens fazerem voluntariado ou trabalharem em projetos a favor das comunidades e das pessoas em toda a Europa

Principais realizações

  • Erasmus+, uma das iniciativas mais bem-sucedidas da UE, que já permitiu a milhões de jovens estudar, receber formação, fazer voluntariado e trabalhar no estrangeiro, promovendo o intercâmbio intercultural e o desenvolvimento de competências.
  • Através de iniciativas como o Ano Europeu da Juventude, a Semana Europeia da Juventude e o Portal Europeu da Juventude, a UE tem incentivado os jovens a participarem em atividades cívicas, nas eleições e na elaboração das políticas.
  • Com a sua iniciativa de «verificação jovem», a UE pretende garantir que o impacto das políticas da UE nos jovens é tido em conta ao preparar as políticas.
  • O Grupo das Partes Interessadas da UE no domínio da Juventude inclui organizações de juventude, conselhos nacionais de juventude, investigadores no domínio da juventude e representantes dos Estados-Membros e das instituições da UE. Esta plataforma contribui para o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas, facilita o processo de verificação jovem, comunica as necessidades dos jovens e é consultada para desenvolver iniciativas conjuntas a favor dos jovens.
  • Através dos Diálogos com a Juventude, os jovens participam ativamente na elaboração das políticas da UE em colaboração com os decisores políticos aos níveis nacional e da UE.

Em destaque

Eventos