Ir para o conteúdo principal
Logótipo da Comissão Europeia
Comissão Europeia

Economia e sociedade digitais

O que faz a UE

Dados essenciais

8,2 mil milhões de EUR
Orçamento do Programa Europa Digital para o período de 2021-2027
20 mil milhões de EUR
para financiar um máximo de 5 gigafábricas de IA
20 milhões
de especialistas em TIC a trabalhar na UE em 2030

Domínios de ação

Medidas da UE para proteger a Europa contra ciberameaças e garantir a segurança em linha

Tornar a UE o continente mais conectado até 2030, com acesso à Internet de alta velocidade para todos

Regras da UE para um espaço digital seguro que proteja os utilizadores e regule as plataformas e os intermediários em linha

Regras da UE para as plataformas em linha consideradas controladores de acesso, para manter um mercado digital justo e competitivo

Principais resultados

  • A UE foi pioneira na definição de um quadro jurídico para reger as plataformas em linha e a inteligência artificial na UE, estabelecendo normas mundiais para a regulamentação digital.
  • Criou um quadro para tornar a Europa mais competitiva, facilitar a inovação e incentivar uma melhor utilização dos dados, através de ações como o financiamento específico (por exemplo, para semicondutores) e iniciativas como projetos plurinacionais ou polos europeus de inovação digital.
  • A UE investiu em tecnologias de ponta, incluindo a computação de alto desempenho e as tecnologias quânticas, e criou fábricas de IA.
  • Para apoiar a democracia e capacitar os cidadãos, a UE introduziu instrumentos como a carteira europeia de identidade digital (eID), promoveu as competências digitais, protegeu os direitos dos jornalistas e apoiou a luta contra a desinformação.
  • A UE alargou as infraestruturas digitais e melhorou a conectividade, reforçando simultaneamente as capacidades em muitos domínios — desde a cibersegurança às comunicações eletrónicas e aos cabos submarinos.

Em destaque