Ir para o conteúdo principal
Logótipo da Comissão Europeia
Comissão Europeia

Mercado único

O que faz a UE

Factos sobre o mercado único

450 milhões
Número de pessoas (e consumidores) no mercado «doméstico» da Europa
26 milhões
Número de empresas no mercado único europeu
18 biliões €
PIB do mercado único europeu, a segunda maior economia do mundo

Áreas de atuação

Descubra de que forma a UE facilita a livre circulação das mercadorias, mantendo simultaneamente um nível elevado de segurança e protegendo o ambiente

Saiba como a UE está a eliminar os obstáculos para ajudar as empresas a prestar serviços além-fronteiras

Construir uma União dos Mercados de Capitais para ajudar as pequenas empresas e tornar a Europa mais atrativa para os investidores

Tornar o mercado único digital, com regras comuns para as telecomunicações, os direitos de autor, a proteção de dados e outros domínios

Principais resultados

  • Durante mais de 30 anos, o mercado único ajudou a facilitar a vida quotidiana dos cidadãos e das empresas, permitindo a livre circulação de mercadorias, serviços, pessoas e capitais em toda a UE.
  • Graças ao mercado único, os cidadãos da UE podem estudar, viver, comprar, trabalhar e reformar-se em qualquer Estado-Membro da UE e usufruir de produtos de toda a Europa.
  • As empresas podem expandir as suas atividades, ao passo que a concorrência ajuda a baixar os preços e a proporcionar aos consumidores uma maior escolha.
  • O mercado único permitiu que as pessoas na UE beneficiassem de preços mais baixos, de mais inovação e de um rápido desenvolvimento tecnológico, bem como de normas mais rigorosas em matéria de segurança e proteção do ambiente.
  • O mercado único estimula o PIB, apoia milhões de postos de trabalho e ajuda a UE a competir no plano mundial, atraindo investimento e reforçando cadeias de abastecimento.
  • O mercado único aumentou o PIB da UE em 3-4 % e criou 3,6 milhões de postos de trabalho desde a sua criação em 1993.

Em destaque

Últimas notícias

Eventos