Ir para o conteúdo principal
Logótipo da Comissão Europeia
Comissão Europeia

Pescas e oceanos

O que faz a UE

Proteger o oceano

Dados essenciais

30 % Percentagem de alto mar, a nível mundial, que a UE está empenhada em proteger
5 milhões Número de postos de trabalho diretamente apoiados pela economia azul da UE
23,5 kg Peixe e produtos do mar consumidos por cidadão da UE, em média, em 2022

Áreas de atuação

Estratégia da UE para salvaguardar os nossos oceanos e impulsionar indústrias marítimas sustentáveis

Regras para a gestão sustentável das frotas de pesca europeias e a conservação das unidades populacionais de peixes

Explore a forma como as políticas da UE protegem a vida marinha, apoiam os pescadores e moldam o futuro dos nossos mares

Descubra como a UE lidera em matéria de proteção dos oceanos, crescimento sustentável e cooperação marinha a nível mundial

Atividades económicas relacionadas com os oceanos e os mares

Veja de que forma a UE apoia a criação inovadora e de baixo impacto de peixes, moluscos e algas

Principais realizações

  • A economia azul da UE é um importante motor económico que cria quase 5 milhões de postos de trabalho e gera 250 mil milhões de EUR em valor acrescentado.
  • A UE está na vanguarda das energias renováveis no mar, desenvolvendo-as a partir de ondas, marés e ventos que sopram da terra, com o intuito de cumprir as suas metas em matéria de energias renováveis e os seus objetivos climáticos.
  • A fim de ajudar os setores das pescas e da aquicultura a avançar para práticas mais limpas e sustentáveis, a UE lançou a Parceria para a Transição Energética, que visa desenvolver soluções práticas para alcançar a neutralidade climática até 2050.
  • Para evitar a sobrepesca e manter unidades populacionais viáveis a longo prazo, a UE utiliza totais admissíveis de capturas (TAC) e quotas de pesca. No geral, a pesca europeia mantém a tendência dos anos anteriores no sentido de um aumento gradual da sustentabilidade, com um maior número de unidades populacionais pescadas a níveis sustentáveis em 2024 do que em 2003.
  • Na cena mundial, a UE desempenhou um papel de liderança na negociação e adoção do Tratado do Alto-Mar de 2023, que permite a existência de zonas marinhas protegidas, o que constitui um passo importante para proteger pelo menos 30 % dos oceanos até 2030.
  • A UE assegura que os produtos da pesca importados provêm da pesca legal, em conformidade com a legislação e as medidas internacionais de conservação. Atendendo a que 70 % dos alimentos de origem aquática consumidos na UE são importados, esta supervisão é vital.

Em destaque

Eventos