Ir para o conteúdo principal
Logótipo da Comissão Europeia
Comissão Europeia

Fiscalidade

Em casos específicos, a UE coordena algumas regras e taxas de tributação nacionais. A UE também fomenta a cooperação entre os países tendo em vista combater a elisão e a evasão fiscais, eliminar casos de discriminação e reduzir os encargos administrativos.

O que faz a UE

Dados essenciais

40 %
Percentagem média do PIB que representa o total das receitas fiscais
33 %
Parcela de impostos indiretos no total das receitas fiscais
6 711 mil milhões de EUR
Impostos cobrados pelos Estados-Membros em 2023

Domínios de ação

Principais realizações

  • A UE atualizou e simplificou o sistema do imposto sobre o valor acrescentado (IVA) da UE para a era digital. O objetivo é facilitar as regras para as empresas, reduzir as fraudes e melhorar a cobrança do IVA. As principais alterações incluem o registo único do IVA, a comunicação digital e o reforço da cooperação entre as autoridades fiscais.
  • O Mecanismo de Ajustamento Carbónico Fronteiriço é um passo importante no sentido de proteger o clima, apoiando simultaneamente a concorrência leal. Ao fixar um preço do carbono para determinadas mercadorias importadas, como o cimento, o aço e o alumínio, a UE criou condições de concorrência equitativas para as suas empresas e incentivou uma produção mais limpa em todo o mundo.
  • Ao permitir o intercâmbio seguro e automático de informações entre as autoridades fiscais nacionais competentes, a UE deu um passo importante no que respeita ao combate à evasão e elisão fiscais. Esta cooperação permite aos países identificarem e combaterem melhor a evasão fiscal e recuperarem os impostos não pagos. Trata-se de uma resultado fundamental no sentido da concretização de uma tributação justa e eficiente em toda a UE.
  • Ao intensificar a luta contra a fraude ao IVA, a UE tomou medidas importantes para proteger as receitas públicas e assegurar uma tributação justa. A fraude ao IVA é um problema significativo, com cerca de 61 mil milhões de EUR em perdas de IVA em 2021. A UE reforçou a cooperação entre os Estados-Membros, melhorou o intercâmbio de informações através de instrumentos como a rede Eurofisc e introduziu reformas no domínio do comércio eletrónico e da comunicação digital. Estes esforços, incluindo novas regras para os prestadores de serviços de pagamento e uma proposta de sistema de faturação eletrónica em tempo real, constituem um passo importante no sentido de um sistema de IVA resistente à fraude.

Em destaque