Ir para o conteúdo principal
Logótipo da Comissão Europeia
Comissão Europeia

Ação climática

O que faz a UE

Factos e Números

55 %
meta de redução das emissões da UE para 2030
40 mil milhões de euros
investimentos do Fundo de Inovação em tecnologias limpas inovadoras entre 2020 e 2030
2050
meta para a neutralidade climática

Áreas de atuação

Redução das emissões nas estradas, no mar e na atmosfera

Principais realizações

  • Em 2023, as emissões de gases com efeito de estufa da UE foram 37 % inferiores às de 1990, principalmente devido ao aumento das energias renováveis, o que reforça a confiança na capacidade da UE para cumprir a meta climática para 2030 de reduzir as emissões em, pelo menos, 55 %.
  • As emissões provenientes da produção de eletricidade e do aquecimento diminuíram 24 % entre 2022 e 2023, impulsionadas pelo aumento da energia eólica e solar e pelo abandono das atividades do setor do carvão.
  • O Sistema de Comércio de Licenças de Emissão da UE (CELE) desempenha um papel crucial, fazendo com que os poluidores paguem as suas emissões de gases com efeito de estufa (GEE), criem alternativas mais limpas e gerem receitas para financiar a transição ecológica. Até 2023, as emissões das centrais elétricas e industriais foram reduzidas em cerca de 47 %, em comparação com 2005.
  • Para proteger as pessoas de condições meteorológicas extremas cada vez mais frequentes, como as vagas de calor, as secas e as inundações, a estratégia de adaptação da UE assegura uma ação mais inteligente, mais rápida e mais eficaz.
  • O Fundo de Inovação é um dos principais programas de financiamento do mundo, apoiando tecnologias inovadoras e de impacto zero. Contribui para descarbonizar a indústria europeia, promovendo simultaneamente a sua competitividade. Financiado através do sistema de comércio de licenças de emissão da UE (CELE), disponibilizará cerca de 40 mil milhões de EUR entre 2020 e 2030, com base num preço do carbono de 75 EUR/tCO2.
  • As alterações climáticas constituem um fenómeno global e a redução das emissões na UE, por si só, não é suficiente. Por esta razão, a UE promove a ação climática em todo o mundo, nomeadamente participando na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP).
  • Para alcançar a neutralidade climática a nível mundial, a Comissão Europeia participa ativamente em negociações multilaterais, no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, no quadro das COP anuais (Conferências das Partes). A UE ajudou a alcançar marcos importantes, incluindo o Acordo de Paris e novos financiamentos para ajudar países em desenvolvimento vulneráveis.
  • A UE, os seus Estados-Membros e o Banco Europeu de Investimento são o principal contribuinte para o financiamento da ação climática a favor dos países em desenvolvimento. Na COP 29, que decorreu em Bacu, os países concordaram em duplicar o financiamento dos seus objetivos de luta contra as alterações climáticas para 200 mil milhões de dólares por ano até 2030, no âmbito do novo objetivo quantificado coletivo de financiamento climático.

Em destaque

Eventos