Ir para o conteúdo principal
Logótipo da Comissão Europeia
Comissão Europeia

Serviços bancários e financeiros

A UE adotou uma série de reformas para garantir a estabilidade financeira e melhorar a supervisão dos mercados financeiros.

O Banco Central Europeu é atualmente a instituição responsável pela supervisão prudencial dos bancos na área do euro. Um mecanismo recentemente introduzido irá garantir a resolução ordenada dos bancos em situação de insolvência.

A Comissão pretende aprofundar o mercado único da UE para os serviços e pagamentos financeiros a retalho e melhorar o seu funcionamento em benefício dos consumidores e dos investidores.

Melhor governação dos instrumentos financeiros, negociação de valores mobiliários e fundos de investimento e legislação para tornar os serviços pós-negociação mais seguros e mais eficientes.

Por motivos de transparência, as empresas que operam na UE devem elaborar relatórios em que divulgam publicamente certas informações sobre as suas finanças e funcionamento.

A Comissão pretende reforçar o papel do financiamento na consecução de uma economia mais ecológica e sustentável.

As novas tecnologias financeiras (FinTech) podem facilitar o acesso aos serviços financeiros e melhorar a eficiência do sistema financeiro.