Page contents Page contents Mercados de capitais e mercados financeirosA união dos mercados de capitais criará um mercado de capitais mais integrado na UE e um sistema financeiro mais diversificado, desbloqueando capitais na Europa.União bancáriaO Banco Central Europeu é atualmente a instituição responsável pela supervisão prudencial dos bancos na área do euro. Um mecanismo recentemente introduzido irá garantir a resolução ordenada dos bancos em situação de insolvência.Supervisão financeira e gestão de riscosEstabelecer mecanismos de supervisão e requisitos prudenciais para os bancos, melhorar a proteção dos depositantes e regular as falências bancárias.Crédito ao consumo e pagamentosA Comissão pretende aprofundar o mercado único da UE para os serviços e pagamentos financeiros a retalho e melhorar o seu funcionamento em benefício dos consumidores e dos investidores.Mercados financeirosMelhor governação dos instrumentos financeiros, negociação de valores mobiliários e fundos de investimento e legislação para tornar os serviços pós-negociação mais seguros e mais eficientes.Seguros e fundos de pensõesRegras da UE que regem as atividades das companhias de seguros e dos fundos de pensões.Auditoria das demonstrações financeiras das sociedadesAs regras da UE neste domínio visam reforçar a qualidade da revisão legal de contas, restabelecendo a confiança dos investidores nas demonstrações financeiras auditadas.Relatórios das empresasPor motivos de transparência, as empresas que operam na UE devem elaborar relatórios em que divulgam publicamente certas informações sobre as suas finanças e funcionamento.Financiamento sustentávelA Comissão pretende reforçar o papel do financiamento na consecução de uma economia mais ecológica e sustentável.Finanças digitaisAs novas tecnologias financeiras (FinTech) podem facilitar o acesso aos serviços financeiros e melhorar a eficiência do sistema financeiro.Sanções da UE (medidas restritivas)A UE intervém sempre que necessário para prevenir conflitos ou responder a crises emergentes ou em curso.Apoio às reformas do setor financeiroA Comissão presta assistência técnica aos Estados-Membros da UE para a realização de um vasto leque de reformas no setor financeiro.
Mercados de capitais e mercados financeirosA união dos mercados de capitais criará um mercado de capitais mais integrado na UE e um sistema financeiro mais diversificado, desbloqueando capitais na Europa.
União bancáriaO Banco Central Europeu é atualmente a instituição responsável pela supervisão prudencial dos bancos na área do euro. Um mecanismo recentemente introduzido irá garantir a resolução ordenada dos bancos em situação de insolvência.
Supervisão financeira e gestão de riscosEstabelecer mecanismos de supervisão e requisitos prudenciais para os bancos, melhorar a proteção dos depositantes e regular as falências bancárias.
Crédito ao consumo e pagamentosA Comissão pretende aprofundar o mercado único da UE para os serviços e pagamentos financeiros a retalho e melhorar o seu funcionamento em benefício dos consumidores e dos investidores.
Mercados financeirosMelhor governação dos instrumentos financeiros, negociação de valores mobiliários e fundos de investimento e legislação para tornar os serviços pós-negociação mais seguros e mais eficientes.
Seguros e fundos de pensõesRegras da UE que regem as atividades das companhias de seguros e dos fundos de pensões.
Auditoria das demonstrações financeiras das sociedadesAs regras da UE neste domínio visam reforçar a qualidade da revisão legal de contas, restabelecendo a confiança dos investidores nas demonstrações financeiras auditadas.
Relatórios das empresasPor motivos de transparência, as empresas que operam na UE devem elaborar relatórios em que divulgam publicamente certas informações sobre as suas finanças e funcionamento.
Financiamento sustentávelA Comissão pretende reforçar o papel do financiamento na consecução de uma economia mais ecológica e sustentável.
Finanças digitaisAs novas tecnologias financeiras (FinTech) podem facilitar o acesso aos serviços financeiros e melhorar a eficiência do sistema financeiro.
Sanções da UE (medidas restritivas)A UE intervém sempre que necessário para prevenir conflitos ou responder a crises emergentes ou em curso.
Apoio às reformas do setor financeiroA Comissão presta assistência técnica aos Estados-Membros da UE para a realização de um vasto leque de reformas no setor financeiro.