Ir para o conteúdo principal

Despesas e receitas da UE no período de 2021-2027

Gráfico interativo sobre as despesas e receitas da UE no período de 2021-2027, por ano e por país.

O gráfico interativo que se segue apresenta informações sobre as despesas e receitas no âmbito do Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027. Além disso, o gráfico interativo mostra também as despesas ao abrigo do instrumento de recuperação NextGenerationEU, que são canalizadas através do orçamento como receitas afetadas externas procedentes de empréstimos específicos. Os dados estão disponíveis para descarregamento na parte inferior da página (assim como os dados relativos aos anteriores orçamentos de longo prazo). Para mais informações sobre o QFP, ver aqui.

Para dados relativos ao Quadro Financeiro Plurianual (QFP) 2014-2020, ver Gráfico interativo: despesas e receitas do período de 2014-2020.

Os montantes são apresentados exclusivamente para efeitos de informação. Qualquer referência formal a informações orçamentais deve remeter para os documentos e relatórios oficiais do orçamento.

Como utilizar o gráfico

Para mudar de modo de visualização, clique num dos três separadores (correspondentes a panorâmica geral, despesas e receitas). Utilize os filtros (por exemplo, ano ou país) para selecionar um ou vários valores a visualizar. A sua seleção atual aparece na barra azul: clique na barra para a alterar ou em «x» para a suprimir. Dependendo da sua seleção atual, nem todas as opções do filtro podem estar disponíveis. Quando não é possível selecionar um valor, este aparece sobre um fundo cinzento escuro.

A seleção atual pode ser descarregada clicando no botão do gráfico «Descarregar os dados selecionados».

Descarregar

31 DE JULHO DE 2023
EU spending and revenue - Data 2000-2022

Os dados relativos aos anos anteriores a 2000 estão disponíveis no Relatório financeiro de 2008.

Vantagens de pertencer à UE

O orçamento da UE não é um jogo de soma nula. Todos ganham com o facto de pertencer à UE: viagens sem fronteiras, chamadas telefónicas a partir do estrangeiro a preços acessíveis e resposta coordenada da UE à pandemia causada pelo coronavírus e às suas consequências. Todos os países da UE beneficiam do facto de fazerem parte do mercado único e de enfrentarem conjuntamente os desafios da migração e da luta contra o terrorismo e as alterações climáticas, bem como de uma melhor rede rodoviária, serviços públicos modernizados e cuidados médicos de ponta.

A afetação das despesas aos países da UE é, por definição, imperfeita, uma vez que não reflete as vantagens da participação no projeto europeu comum nem o valor acrescentado do orçamento da UE. Os benefícios contabilísticos acima apresentados são apenas uma pequena parte das vantagens globais de pertencer à UE. As despesas que parecem estar relacionadas apenas com um único país podem beneficiar vários ou mesmo todos os países da UE, quer tendo em conta os importantes efeitos indiretos das despesas da UE quer por visarem um bem público europeu que requer um financiamento partilhado.

Ver também Os benefícios do orçamento da UE.