Ir para o conteúdo principal
Logótipo da Comissão Europeia
Comissão Europeia
Diálogo estratégico sobre o futuro da agricultura na UE

Os agricultores são essenciais para o nosso presente e futuro

Graças ao setor agroalimentar europeu, 450 milhões de pessoas têm acesso a alimentos seguros, saudáveis e a preços acessíveis. 

Os agricultores da UE são o pilar da autossuficiência alimentar da Europa e são motores vitais do emprego e do crescimento sustentável nas zonas rurais. Contribuem de forma crucial para a nossa transição ecológica coletiva. Ao mesmo tempo, enfrentam desafios como as alterações climáticas e um mercado mundial competitivo. Demonstraram uma resiliência notável face a uma pandemia e à crise energética, às consequências da guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia e à elevada inflação.

Portrait of Ursula von der Leyen, President of the European Commission

Todos desejamos um setor alimentar e agrícola próspero no nosso continente, com benefícios para os nossos agricultores, os cidadãos e o precioso património natural. Graças ao presente relatório, dispomos de uma base sólida para desenvolver uma nova visão do futuro da agricultura e do setor alimentar da Europa.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia
A produtividade
está sob forte pressão devido às alterações climáticas e às condições meteorológicas extremas
Mais de 17 milhões de pessoas
trabalham na agricultura na UE
57 anos
é a idade média dos agricultores da UE

Conclusão do diálogo estratégico

Ação da UE no domínio da agricultura

Em resposta às preocupações dos agricultores, a Comissão apresentou várias opções para reduzir os encargos administrativos dos agricultores da UE e está a desenvolver um conjunto de ações para melhorar a sua posição na cadeia alimentar e reforçar a aplicação da legislação contra as práticas comerciais desleais. Além disso, lançou dois inquéritos: um primeiro para os agricultores e todos os pequenos fornecedores da cadeia alimentar partilharem o seu ponto de vista e experiência em matéria de práticas comerciais desleais e um segundo para conhecer a opinião dos agricultores sobre a simplificação de determinadas regras e procedimentos.

Em fevereiro de 2025, a Comissão apresentou uma nova visão para o futuro da agricultura e da produção alimentar na UE, baseada nas conclusões do diálogo estratégico. O objetivo é construir um sistema alimentar mais forte e inovador, que beneficie os agricultores e os consumidores, e crie um setor atrativo, competitivo, resiliente e preparado para o futuro que valorize os alimentos e as pessoas.