Principais oportunidades de financiamento
Educação, formação, juventude e desporto
O programa Erasmus+ é um programa europeu que visa melhorar as competências e a empregabilidade dos jovens, promover a sua inclusão social e bem-estar e introduzir melhorias no domínio do trabalho com jovens e das políticas da juventude a nível local, nacional e internacional.
As atividades de financiamento são geridas a nível central pela Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura (EACEA) ou pelas agências nacionais de cada país.
Bolsas para investigadores
As Ações Marie Sklodowska-Curie estão abertas à participação de investigadores de todas as disciplinas, desde os cuidados de saúde de emergência até à investigação fundamental (blue-sky). As atividades são executadas pela Agência de Execução para a Investigação (REA).
Jovens empresários
O Erasmus para Jovens Empresários é um programa de intercâmbio de empresários que proporciona a oportunidade de trabalhar juntamente com um empresário experiente noutro país participante durante um período de um a seis meses.
Jovens voluntários
O Corpo Europeu de Solidariedade tem por objetivo reforçar a solidariedade na sociedade europeia, envolvendo os jovens em atividades de solidariedade acessíveis e de elevada qualidade. Proporciona aos participantes a oportunidade de aprenderem e desenvolverem o seu potencial, bem como de contribuírem com ideias novas e inspiradoras para a organização com que colaboram. O programa apoia atividades nos domínios do voluntariado, emprego, estágios e projetos de solidariedade locais.
As atividades de financiamento são geridas a nível central pela Agência de Execução relativa à Educação, ao Audiovisual e à Cultura (EACEA), pelas agências nacionais de cada país e pela rede SALTO-YOUTH.
Jovens agricultores
Os jovens agricultores podem candidatar-se a um pagamento complementar no valor de 25 % do pagamento direto que recebem. O pagamento complementar é aplicável a agricultores com menos de 40 anos de idade e é disponibilizado pelo Fundo Europeu Agrícola de Garantia.
Os jovens podem também beneficiar de financiamento ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural. Cada programa de desenvolvimento rural prevê medidas para as quais o fundo pode prestar assistência aos jovens, consoante as prioridades de cada país ou região.
Jovens desempregados
A Iniciativa para o Emprego dos Jovens visa apoiar os jovens que não estudam, não trabalham e não seguem qualquer formação em regiões onde a taxa de desemprego dos jovens é superior a 25%. Para o período de 2021-2027, a Iniciativa para o Emprego dos Jovens foi integrada no Fundo Social Europeu Mais (FSE+), mantendo simultaneamente a tónica no emprego dos jovens.
A Garantia para a Juventude reforçada resulta de um compromisso assumido por todos os países da UE no sentido de assegurar que todos os jovens com menos de 30 anos beneficiam de uma boa oferta de
- emprego
- formação contínua
- aprendizagens
- estágios
no prazo de quatro meses após terem terminado os estudos ou ficado desempregados. Estes programas são estabelecidos pelas autoridades de gestão de cada país da UE, que podem dar informações pormenorizadas sobre a Iniciativa para o Emprego dos Jovens e a Garantia para a Juventude.