Ir para o conteúdo principal
Logótipo da Comissão Europeia
Comissão Europeia

Apoio financeiro da UE à Ucrânia

Um pacote abrangente de medidas de apoio 

A UE concedeu um sólido pacote de apoio à Ucrânia, pacote esse que tem em conta os complexos desafios que este país tem de enfrentar. 

Este pacote de subvenções, empréstimos, garantias, apoio orçamental e iniciativas estruturais é essencial para a estabilidade económica da Ucrânia e para apoiar a sua recuperação a longo prazo. 

Assistência macrofinanceira e apoio ao orçamento

Em outubro de 2024, a UE adotou um novo pacote de assistência financeira. Este pacote inclui um empréstimo de assistência macrofinanceira excecional (AMF) e um mecanismo de cooperação para empréstimos. Este mecanismo de cooperação para empréstimos será financiado por receitas extraordinárias provenientes de ativos soberanos russos imobilizados. Até à data, foram desembolsados à Ucrânia 18,1 mil milhões de EUR ao abrigo desta AMF excecional.

Para dar resposta às necessidades de financiamento da Ucrânia para 2026 e 2027, a UE apoiará o país com um empréstimo de 90 mil milhões de EUR, mediante a contração de empréstimos da UE nos mercados de capitais.  

Mecanismo para a Ucrânia

Medidas de apoio à economia ucraniana

Em fevereiro de 2023, a Comissão Europeia e a Ucrânia assinaram um acordo com vista à adesão da Ucrânia ao Programa a favor do Mercado Único (PMU). Este acordo irá apoiar as empresas ucranianas, facilitando:

  • o acesso aos mercados
  • um ambiente empresarial favorável
  • um crescimento sustentável
  • a internacionalização

Em outubro de 2025, entrou em vigor um acordo comercial atualizado entre a UE e a Ucrânia. Este acordo atualizado irá reforçar os fluxos comerciais, tendo plenamente em conta a sensibilidade de determinados setores agrícolas da UE. Contribuirá igualmente para a integração gradual da Ucrânia no mercado único da UE, ajudando o país a harmonizar as suas normas com as da UE. 

Além disso, a UE suspendeu as medidas de salvaguarda para certas importações provenientes da Ucrânia, como o ferro e o aço, a fim de apoiar a economia ucraniana. Está suspensão é aplicável por um período de três anos.

Graças aos corredores solidários UE-Ucrânia, criados em maio de 2022, a Ucrânia pode continuar a exportar as suas mercadorias e a importar as mercadorias de que necessita para apoiar a sua economia.

A UE também presta apoio através de garantias, emitidas por instituições financeiras, como o BEI e o BERD. Este apoio permitirá ao Governo ucraniano conceder créditos e às empresas prestar serviços vitais.

Última atualização: 22 de dezembro de 2025