Ir para o conteúdo principal
Logótipo da Comissão Europeia
Comissão Europeia
alt=""
Um novo impulso para a democracia europeia

Promover, proteger e reforçar a nossa democracia

Cumprir as nossas promessas

O Estado de direito é a pedra angular das nossas democracias. É também parte integrante do futuro das nossas economias e da segurança da Europa. Foi por essa razão que nos comprometemos a dar prioridade ao Estado de direito e a dar um novo impulso à democracia europeia. Uma vez que os regimes autoritários estão a tentar minar os nossos valores e as nossas sociedades livres e abertas, não podemos tomar a democracia como um dado adquirido. Temos de lutar todos os dias para a defender.   

Durante o presente mandato, elaborámos leis para defender e reforçar a democracia, combater a ingerência estrangeira e a desinformação e proteger a liberdade e o pluralismo dos meios de comunicação social, bem como a segurança dos jornalistas. Adotámos medidas sem precedentes para defender o Estado de direito em todos os Estados-Membros. Criámos o relatório anual sobre o Estado de direito, com recomendações específicas para cada Estado-Membro, a fim de evitar violações do Estado de direito e reforçá-lo ainda mais. 

Quando o diálogo não foi suficiente, utilizámos os instrumentos à nossa disposição, como o mecanismo de condicionalidade recentemente criado e os procedimentos de infração. Enfrentámos com determinação os desafios que se colocam ao Estado de direito, a fim de proteger a democracia europeia e as nossas sociedades livres e abertas. 

Promessas cumpridas

Reforçar e salvaguardar a democracia europeia 

Defender a liberdade dos meios de comunicação social

Reforçar os instrumentos de defesa do Estado de direito 

  • A Comissão elaborou o relatório anual sobre o Estado de direito, que apresenta recomendações concretas aos Estados-Membros sobre como reforçar o Estado de direito a nível nacional.
  • O Regulamento relativo à condicionalidade orçamental permite a suspensão de pagamentos ou correções financeiras sempre que o Estado de direito não esteja a ser respeitado num Estado-Membro.
  • Os planos de recuperação e resiliência no âmbito do NextGenerationEU podem incluir marcos relativos ao reforço da independência judicial e outros aspetos relacionados com o Estado de direito, que o Estado-Membro em causa terá de implementar para receber um pagamento integral.
  • A Comissão Europeia deu início a procedimentos de infração para proteger o Estado de direito e os valores da UE em vários Estados-Membros. 

Dar voz aos europeus sobre o futuro da Europa 

  • A Conferência sobre o Futuro da Europa decorreu entre abril de 2021 e maio de 2022 e permitiu que pessoas de todos os Estados-Membros, idades e origens partilhassem as suas ideias sobre o futuro da Europa num debate aberto e inclusivo.
  • Tendo como base o legado deixado pela conferência, a Comissão assumiu a liderança na introdução de uma nova geração de painéis de cidadãos para reforçar a participação do público na elaboração das políticas da UE.
  • Transformámos o portal «Dê a sua opinião» num ponto de acesso único para todos os nossos instrumentos de participação dos cidadãos.

Mais informações sobre estes resultados

Domínios de intervenção

Analisar os principais fatores das alterações demográficas e o seu impacto em toda a Europa

Combater o racismo, a xenofobia e a discriminação em razão da idade, da orientação sexual e da identidade de género

Promover eleições livres e justas, reforçar a liberdade dos meios de comunicação social e combater a desinformação