Ir para o conteúdo principal

Participação da sociedade civil, do setor privado e de outras partes interessadas

A participação da sociedade civil, do setor privado e de outras partes interessadas é uma das principais vertentes da abordagem de «governação integrada» para a execução dos ODS pela Comissão. Ambas as vertentes são uma parte importante de uma estratégia holística com vista à consecução dos objetivos da Agenda 2030.

A Comissão efetua sistematicamente consultas durante a preparação de novas iniciativas importantes, incluindo a avaliação das políticas existentes. A Comissão lançou 245 consultas públicas em linha desde a entrada em funções da Comissão von der Leyen, em 1 de dezembro de 2019.

No entanto, o papel e o valor da consulta das partes interessadas são muito mais vastos. A aceitação das novas políticas pelas partes interessadas e o seu compromisso de as aplicar corretamente são mais prováveis se as pessoas mais afetadas tiverem participado num processo aberto e transparente em que os seus pontos de vista e dados tenham sido seriamente tidos em conta.

As parcerias são parte integrante dos ODS e continuam a ser essenciais para manter os progressos ao longo do tempo.

Pacto Europeu para o Clima — O compromisso da UE para com o desenvolvimento sustentável

O Pacto Europeu para o Clima, uma nova iniciativa não legislativa para reunir diferentes partes interessadas com o objetivo de as vincular à ação em prol do clima, do ambiente e da sustentabilidade. A iniciativa visa informar, inspirar e promover a cooperação entre pessoas e organizações.

A Comissão continuará a colaborar de forma significativa com as partes interessadas em diferentes domínios de intervenção, a fim de conceber políticas fundamentais para a consecução dos ODS.

Conferência sobre o Futuro da Europa

A Conferência sobre o Futuro da Europa, que representa o maior exercício democrático pan-europeu, irá proporcionar um novo fórum público para travar um debate aberto, inclusivo, transparente e estruturado com os cidadãos em torno de uma série de prioridades e desafios fundamentais, incluindo a implementação dos ODS. O seu objetivo é levar a Europa para lá das suas capitais, chegando a todos os cantos da UE e reforçando a ligação entre os europeus e as instituições que os servem.

Plataforma multilateral para os ODS

A plataforma multilateral de alto nível sobre a execução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O mandato da plataforma multilateral sobre os ODS terminou em 31 de dezembro de 2019.