Ir para o conteúdo principal
Logótipo da Comissão Europeia
Comissão Europeia
  • Notícia
  • 4 de fevereiro de 2025
  • Direção-Geral da Comunicação
  • 3 min de leitura

Dia Mundial do Cancro: esperança, prevenção e tratamento

Woman hugging elderly man

 

Sofia Pereira Sá recebeu um diagnóstico de cancro no verão de 2023 e foi submetida a 20 ciclos de quimioterapia. Atualmente, continua a sentir alguns efeitos secundários, como o «cérebro da quimioterapia». «Todos estes efeitos secundários impediram-me de ser a mãe que queria ser para o meu filho de um ano e meio. Não conseguia brincar com ele, não conseguia dar-lhe banho, não conseguia levá-lo à escola. Essa foi a parte mais difícil de todo o processo de tratamento. Foi angustiante», recorda Sofia. 

A história da Sofia é demasiado comum e relembra-nos que a doença toca a todos.  

O Dia Mundial do Cancro, em 4 de fevereiro, incentiva a prevenção do cancro a nível mundial e mobiliza medidas para fazer face a esta doença. De acordo com os relatórios da Comissão Europeia sobre o cancro por país, de 2025, relativos aos países da UE, à Noruega e à Islândia, as taxas de sobrevivência ao cancro aumentaram 12 % em toda a UE. No entanto, a prevalência do cancro aumentou 24 % e persistem as desigualdades em matéria de cancro entre países da UE. 

Os relatórios revelam que cerca de metade dos casos de cancro são de quatro tipos principais: cancro colorretal, cancro do pulmão, cancro da próstata e cancro da mama. Registam-se também algumas melhorias em vários fatores de risco de cancro na UE, incluindo uma diminuição das taxas de tabagismo e uma diminuição global do consumo de álcool. O excesso de peso e a obesidade, no entanto, continuam a ser um desafio crescente, sendo que mais de metade dos adultos na UE têm excesso de peso. 

A UE desempenha um papel ativo na luta contra a doença. Em 2021, foi lançado o Plano Europeu de Luta contra o Cancro. Neste contexto, foram lançadas várias iniciativas fundamentais para melhorar a prevenção do cancro, a deteção precoce, o diagnóstico, o tratamento e a qualidade de vida dos doentes e sobreviventes de cancro na UE.  

No âmbito de uma delas, a Iniciativa da Comissão Europeia sobre o Cancro da Mama, foi publicada a primeira versão oficial do sistema europeu de garantia da qualidade para os serviços de cancro da mama, em antecipação do Dia Mundial do Cancro. O sistema define um conjunto de requisitos de qualidade para os cuidados prestados nos casos de cancro da mama, abrangendo o rastreio, o diagnóstico, o tratamento e o acompanhamento em toda a UE. 

No Dia Mundial do Cancro, o Comissário Várhelyi acolhe o seu primeiro Diálogo sobre a Política de Juventude com a participação de 30 jovens sobreviventes de cancro e jovens profissionais da oncologia. O diálogo constitui uma oportunidade para os participantes partilharem os seus pontos de vista sobre as políticas e os programas de saúde na UE no domínio da oncologia e debaterem a forma como a política de saúde pode servir melhor os doentes e os sobreviventes de cancro. 

Entretanto, Sofia — que atualmente trabalha na Agência de Execução Europeia da Investigação, na área da comunicação — deposita as suas esperanças num projeto de investigação em curso financiado ao abrigo do programa da UE Ações Marie Sklodowska Curie. O tratamento desenvolvido no âmbito deste projeto, apelidado «supercola», poderá ajudar o sistema imunitário a combater o cancro de forma mais eficaz, com menos efeitos secundários.

Para mais informações 

Ficha informativa — Plano Europeu de Luta contra o Cancro: Fazer a diferença 

Ficha informativa — Novas conclusões sobre as desigualdades em matéria de cancro e a ação contra o cancro a nível nacional 

Perfis do cancro por país 

Registo Europeu das Desigualdades no Domínio do Cancro 

Plano Europeu de Luta contra o Cancro 

Cancro — rastreio, diagnóstico e cuidados   

Mês de sensibilização para o cancro do colo do útero: Projetos UE pela Saúde no combate ao VPH 

Nova «supercola» traz esperança aos doentes oncológicos 

Comunicado de imprensa: Comissão publica perfis do cancro por país antes do Dia Mundial do Cancro 

Informação detalhada

Data de publicação
4 de fevereiro de 2025
Autor/Autora
Direção-Geral da Comunicação