Ir para o conteúdo principal
Logótipo da Comissão Europeia
Comissão Europeia

Apoio militar da UE à Ucrânia

Dar resposta às prementes necessidades militares e de defesa da Ucrânia

Aumentar as capacidades de produção da UE

A indústria europeia de defesa também aumentou a sua capacidade de produção de munições em 40 %. É urgente acelerar a entrega de mísseis e munições, nomeadamente ao abrigo da iniciativa relativa ao fornecimento de um milhão de munições de artilharia, e dotar a Ucrânia de mais sistemas de defesa aérea. 

A UE aumentará igualmente a sua capacidade de produção de munições e mísseis, na sequência da adoção do Regulamento sobre o Apoio à Produção de Munições (ASAP)

Graças à ASAP, a indústria de defesa da União poderá produzir cada vez mais e mais rapidamente, uma vez que o regulamento apoiará o reforço industrial nas várias fases das cadeias de abastecimento de munições e mísseis na UE. Trata-se de uma resposta direta ao apelo de entregar urgentemente à Ucrânia munições e, se solicitado, mísseis, e de ajudar os Estados-Membros a reconstituírem as suas reservas através de medidas específicas.

Reforçar a cooperação entre a UE e a Ucrânia no setor da defesa 

Tal como sublinhado no Livro Branco Conjunto — Preparação da defesa europeia 2030, a guerra de agressão destacou a indústria de defesa altamente inovadora da Ucrânia, com conhecimentos especializados significativos em setores como a IA e a tecnologia de drones. 

As jovens e dinâmicas empresas ucranianas podem ajudar a inspirar o desenvolvimento de capacidades de defesa europeias reforçadas, o que, por sua vez, aumentará a competitividade da Europa. Para o efeito, a Comissão Europeia tomou várias medidas para aprofundar a cooperação no setor da defesa entre os Estados-Membros da UE e a Ucrânia.

A proposta da Comissão de um regulamento relativo ao Programa da Indústria de Defesa Europeia abre caminho à integração da Ucrânia no mercado europeu de equipamento de defesa através de um Instrumento de Apoio à Ucrânia específico e da abertura das atividades do programa à participação da Ucrânia. 

No âmbito da Estratégia Industrial de Defesa Europeia (EIDEUR), adotada em março de 2024, a Comissão Europeia e o Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE) abriram o serviço de inovação da UE no domínio da defesa em Kiev para consolidar ainda mais os laços de defesa entre a UE e a Ucrânia.

Em julho de 2025, a Comissão Europeia e a Ucrânia anunciaram a BraveTech EU, uma iniciativa conjunta UE-Ucrânia destinada a acelerar a inovação no domínio da defesa através de uma cooperação mais estreita. A BraveTech EU reúne o Fundo Europeu de Defesa (FED), o Programa Europeu de Inovação no domínio da Defesa (EUDIS) e a plataforma tecnológica de defesa BRAVE1 da Ucrânia, a fim de criar um quadro unificado para o desenvolvimento, o ensaio e a implantação conjuntos de soluções de defesa de ponta.

Última atualização: 22 de dezembro de 2025