Ir para o conteúdo principal
Logótipo da Comissão Europeia
Comissão Europeia
  • Notícia
  • 22 de outubro de 2024
  • Direção-Geral da Comunicação
  • 3 min de leitura

Melhor forma de reforçar o potencial do Espaço Europeu da Investigação

Woman scientist in labcoat in laboratory

 

O Espaço Europeu da Investigação visa criar um ambiente dinâmico e atrativo para investigadores e inovadores em toda a Europa, a fim de combater a fragmentação no panorama europeu da investigação. Uma recente comunicação da UE conclui que, embora a UE tenha realizado progressos significativos no sentido de tornar o espaço mais atrativo, eficiente e integrado, há ainda margem para reforçar o seu potencial.  

A comunicação identifica 4 domínios em que são necessárias ações futuras: 

  • Priorizar investimentos e reformas: a UE está a trabalhar com os Estados-Membros para alinhar os esforços de investigação e inovação e apoiar reformas e investimentos. Mas a Europa está ainda longe de atingir a meta de investir 3 % do seu PIB em investigação e desenvolvimento. Ainda há muito a fazer para reduzir os obstáculos regulamentares, jurídicos e administrativos ao investimento privado, elemento essencial para atrair mais investidores e inovadores. 
  • Melhorar o acesso à excelência: o apoio prestado ao abrigo do programa Horizonte Europa da UE e dos regimes de mobilidade ajudou a reforçar as redes de cooperação científica. A UE investiu também mais de mil milhões de EUR para apoiar o desenvolvimento de capacidades reforçadas de investigação e inovação em países da UE com menor desempenho. No entanto, são necessários mais esforços para reduzir a burocracia e prestar melhores informações sobre as oportunidades disponíveis para os investigadores. 
  • Transformar os resultados em impacto económico: o Conselho Europeu da Inovação tornou-se o maior investidor em tecnologia profunda na Europa. O Espaço Europeu da Investigação apoiou o desenvolvimento, com os países da UE, de orientações específicas para a exploração económica dos resultados da investigação e dos roteiros tecnológicos, mas a Europa ainda necessita de mais capital de risco para realizar inovações revolucionárias.  
  • Aprofundar o Espaço Europeu da Investigação: o Espaço Europeu da Investigação conduziu a progressos significativos na melhoria das condições de trabalho e na progressão na carreira para os investigadores, mas ainda é possível fazer mais. Em consonância com os valores europeus, o Horizonte Europa conduziu à promoção da igualdade de género e da integridade da investigação, da ciência aberta e dos esforços de partilha de dados. No entanto, são necessários mais esforços para resolver as disparidades que subsistem na UE no que se refere às oportunidades de progressão na carreira e para assegurar a sustentabilidade e a acessibilidade a longo prazo das infraestruturas europeias de investigação e tecnologia. 

O recente relatório Draghi e as orientações políticas para a próxima Comissão Europeia destacam a forma como a investigação e a inovação são motores fundamentais da resiliência económica, da competitividade e do bem-estar. Esta recente comunicação reafirma o empenho da UE em colocar a investigação e a inovação no centro do crescimento futuro da Europa. 

Mais informações 

Espaço Europeu da Investigação 

Plataforma do Espaço Europeu da Investigação 

Agenda Política do EEI 2022-24 

Horizonte Europa 

Relatório Draghi

Orientações políticas 2024-2029

Comunicado de imprensa: Comissão analisa potencial de reforço do Espaço Europeu da Investigação 

Informação detalhada

Data de publicação
22 de outubro de 2024
Autor/Autora
Direção-Geral da Comunicação