A Comissão Europeia pretende promover um ambiente de trabalho diversificado e inclusivo, sem discriminação, em que a força de trabalho seja representativa da nossa sociedade.

Promover um local de trabalho diversificado e inclusivo
A Comissão Europeia adotou várias políticas tendo em vista o reforço do empenhamento da Europa na Igualdade, nomeadamente:
- uma Estratégia para a igualdade de género
- um Plano de Ação contra o Racismo
- um Quadro Estratégico da UE para os Ciganos
- uma Estratégia para os direitos das pessoas LGBTIQ
- uma Estratégia sobre os direitos das Pessoas com Deficiência
- EU Strategy on combating antisemitism and fostering Jewish life
Enquanto empregador, a Comissão estabeleceu o objetivo de dar o exemplo. Na sua nova estratégia em matéria de recursos humanos, visa melhorar a diversidade do seu pessoal, a fim de refletir melhor a diversidade da população europeia.
No atual mandato da Comissão (2019-2024), uma das prioridades políticas consiste em alcançar a paridade de género em todos os níveis de gestão.
Em meados de 2023, a percentagem de mulheres em funções de gestão:
- tinha aumentado quase 9 pontos percentuais desde o início do mandato a nível dos quadros superiores (45,2 %)
- tinha aumentado 6 pontos percentuais a nível de gestão intermédia (47,5 %)
- em termos globais, tinha aumentado quase 7 pontos percentuais (47,1 %).
Estes dados já colocam a Comissão entre as muito poucas administrações públicas de todo o mundo com a maior percentagem de mulheres em cargos de liderança. No entanto, o nosso objetivo é a igualdade de género a todos os níveis. Para o alcançar, estão a ser implementadas medidas graduais, de modo a que, até ao final do atual mandato da Comissão, se possa alcançar a paridade global.
Além disso, a instituição está determinada a aplicar uma política de tolerância zero contra todas as formas de discriminação em relação ao seu pessoal, conforme consagrado no Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia.
O Gabinete para a Diversidade e a Inclusão da DG Recursos Humanos foi criado em 2020 para:
- coordenar o desenvolvimento de uma cultura de trabalho diversificada e inclusiva
- cooperar com outras instituições e organizações a este respeito
Em 2021, a Comissão levou a cabo um inquérito para avaliar a perceção da diversidade e da inclusão entre as pessoas que trabalham na Comissão, nas suas agências de execução e no Serviço Europeu para a Ação Externa. As 10 000 respostas deram-nos uma imagem do sentimento do pessoal e contribuíram para um novo plano de ação em matéria de diversidade e inclusão, concebido para melhorar o atual ambiente de trabalho e as perspetivas da Comissão enquanto empregador.
O plano de ação atualizado em matéria de diversidade e a inclusão foi adotado no final de 2022, após amplas consultas internas. Define as principais ações previstas em torno da diversidade e da inclusão para 2023 e 2024 no âmbito da execução da Estratégia de Recursos Humanos.
Ficha informativa sobre a diversidade e a inclusão no local de trabalho - Plano de Ação para 2023-2024
- 5 DE SETEMBRO DE 2023
Ficha informativa sobre a diversidade e a inclusão no local de trabalho - Survey
- 6 DE MARÇO DE 2024