Ir para o conteúdo principal
Logótipo da Comissão Europeia
Comissão Europeia
Os líderes mundiais unem-se

para apoiar a imunização, a segurança sanitária e a prosperidade

A imunização não é só uma questão de saúde

A Cimeira de Doadores da GAVI 6.0

Em 25 de junho de 2025, em Bruxelas, a UE organizou, em conjunto com a Fundação Gates, a Cimeira de Doadores de Alto Nível da GAVI 6.0, com a estreita colaboração de outros doadores e países de execução da GAVI. A cimeira reuniu um número recorde de líderes mundiais de governos, de organizações parceiras, de fabricantes de vacinas, da sociedade civil e do setor privado, a fim de obter investimentos essenciais para financiar novos programas de vacinação.

Os doadores comprometeram-se a disponibilizar mais de 7,7 mil milhões de euros destinados a um orçamento previsto de 10,2 mil milhões de euros para o período de 2026-2030. Este montante inclui um compromisso de um montante total de mais de 2 mil milhões de euros da Equipa Europa — ou seja, a UE e os seus Estados-Membros — que é, coletivamente, o maior doador a favor da GAVI. Deste montante, a Comissão Europeia comprometeu-se a disponibilizar 360 milhões de EUR.

Foram assumidos compromissos adicionais, nomeadamente:

  • 3,8 mil milhões de euros em financiamento complementar proveniente de instituições de financiamento do desenvolvimento,
  • até 170,6 milhões de euros em poupanças de custos para os programas apoiados pela GAVI anunciados pelos fabricantes de vacinas,
  • mais de 127 milhões de euros no âmbito de parcerias do setor privado centradas na imunização

Objetivos da GAVI 6.0 (2026-2030)

A estratégia da GAVI para 2026-2030 (Gavi 6.0) representa o seu último esforço para alcançar os objetivos em matéria de imunização e segurança sanitária mundiais antes do prazo previsto nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030. 

Durante o período 2026-2030, a GAVI pretende:

  • alargar os programas de vacinação e investir em reservas de emergência, a fim de prevenir na sua origem as doenças suscetíveis de provocar surtos,
  • garantir o acesso às vacinas para os países mais pobres do mundo numa eventual crise sanitária futura,
  • apoiar a produção local de vacinas através de parcerias regionais.

A UE e a GAVI

A UE tem uma parceria de longa data com a GAVI, tendo contribuído, desde 2003, com mais de 3,2 mil milhões de euros para promover a imunização a nível mundial. Essa parceria inclui um apoio significativo prestado graças à garantia de mercado do mecanismo COVAX e aos instrumentos financeiros do Banco Europeu de Investimento, no âmbito da Resposta Mundial da UE ao Coronavírus.

Em conjunto, a UE e os seus Estados-Membros, no âmbito da abordagem «Equipa Europa», continuam a ser os que mais contribuem para a GAVI, tendo disponibilizado mais de 6,5 mil milhões de euros durante o período estratégico da GAVI 5.0 (2021-2025). Em setembro de 2024, a Comissão anunciou um novo compromisso de financiamento de 260 milhões de euros para o período 2026-2027. Os fundos contribuirão para alcançar o objetivo que a GAVI estabeleceu para 2030: ajudar a proteger 500 milhões de crianças em todo o mundo, reforçar os sistemas de imunização e aumentar a segurança sanitária mundial, melhorando a capacidade de resposta a surtos de doenças.

A Cimeira de Doadores de 2025 tem por base o lançamento bem-sucedido da Oportunidade de investimento da GAVI 6.0 em junho de 2024, em Paris, organizado em conjunto pela França e pela União Africana, e durante o qual foram angariados 2,4 mil milhões de dólares dos 9 mil milhões de dólares que constituem o objetivo de financiamento da GAVI.