O que faz a Comissão? A UE assenta nos valores da dignidade humana, da liberdade, da democracia, da igualdade, do Estado de direito e do respeito pelos direitos humanos, incluindo os direitos das pessoas pertencentes a minorias. A Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia reúne todos os direitos pessoais, civis, políticos, económicos e sociais de que usufruem as pessoas na UE. Objetivos Respeito dos direitos fundamentais das pessoas por parte da UE e dos países que a compõem Igualdade de tratamento independentemente do sexo, raça ou origem étnica, religião ou convicções, deficiência, idade ou orientação sexual Proteção dos dados pessoais em qualquer parte da UE Acesso à justiça em caso de dificuldades legais em qualquer parte da UE Proteger e capacitar os consumidores Saiba o que fazem as outras instituições da UE em matéria de justiça e de direitos fundamentais Principais iniciativasEstratégia para reforçar a aplicação da Carta dos Direitos Fundamentais na UEA estratégia da Carta define o rumo a seguir para a aplicação da Carta até 2030. Portal Europeu da Justiça - respostas rápidas às suas perguntasO Portal Europeu da Justiça foi pensado como um futuro balcão único na área da justiça.Proteção consular para os cidadãos da UE no estrangeiroO seu direito à proteção consular Eurojust - Cooperação judiciária da UEInformação sobre a Agência da União Europeia para a Cooperação Judiciária Penal Outras informaçõesLegislação (Justiça, Liberdade e Segurança)Legislação (Direitos Humanos)PolíticasFinanciamento e subvençõesConcursos e contratosConsultas ServiçosJustiça e ConsumidoresParcerias InternacionaisPolítica Europeia de Vizinhança e Negociações de Alargamento
Estratégia para reforçar a aplicação da Carta dos Direitos Fundamentais na UEA estratégia da Carta define o rumo a seguir para a aplicação da Carta até 2030.
Portal Europeu da Justiça - respostas rápidas às suas perguntasO Portal Europeu da Justiça foi pensado como um futuro balcão único na área da justiça.
Eurojust - Cooperação judiciária da UEInformação sobre a Agência da União Europeia para a Cooperação Judiciária Penal