Ir para o conteúdo principal
Notícia31 de janeiro de 2024Direção-Geral da Comunicação2 min de leitura

Cimeira de Val Duchesse: UE e parceiros sociais comprometem-se a reforçar o diálogo social

 

Em 31 de janeiro, os participantes na Cimeira dos Parceiros Sociais de Val Duchesse debateram a forma de fazer face aos principais desafios económicos e laborais através do reforço do diálogo social. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, coorganizaram o evento.

No âmbito do compromisso que assumiram no sentido de reforçar o diálogo social, a Comissão, a presidência belga do Conselho da UE e os parceiros sociais europeus acordaram em:

  • Fazer face à escassez de mão de obra e de competências: São necessários trabalhadores qualificados e empregos de qualidade para impulsionar a competitividade da UE. A escassez de mão de obra e de competências é prejudicial às atividades das pequenas e médias empresas. Por conseguinte, temos de melhorar as condições de trabalho, aliciar mais pessoas para o mercado de trabalho, facilitar o reconhecimento das qualificações e integrar os trabalhadores provenientes do estrangeiro. A Comissão, em cooperação com os parceiros sociais, irá apresentar, na primavera de 2024, um plano de ação para fazer face à escassez de mão de obra e de competências.
  • Reforçar o diálogo social: O diálogo social é necessário para dar resposta à evolução das circunstâncias económicas e sociais e adaptar-se à mesma. A Comissão está empenhada em reforçar o diálogo social a nível europeu e nacional através da criação de um enviado específico para o diálogo social europeu e do lançamento de um Pacto para o Diálogo Social Europeu.

O diálogo social inclui debates, negociações e ações conjuntas com organizações representativas dos empregadores e dos trabalhadores europeus. É fundamental para a prosperidade económica, para melhorar as condições de vida e de trabalho, promover a competitividade das empresas da UE e ajudar a antecipar e gerir a mudança, nomeadamente face às transições ecológica e digital.

Lançado em 1985, em Val Duchesse, pelo então Presidente da Comissão, Jacques Delors, o diálogo social europeu tem contribuído para reforçar as condições de emprego, educação, formação e outras questões sociais ao longo dos últimos 40 anos.

Para mais informações

Diálogo social

Comunicado de imprensa: UE e parceiros sociais reunidos em Val Duchesse comprometem-se a reforçar o diálogo social para enfrentar os desafios laborais

Discurso da presidente Ursula von der Leyen na Cimeira de Val Duchesse

Uma economia ao serviço das pessoas

Comunicado de imprensa: Comissão define ações concretas para uma maior participação dos parceiros sociais a nível nacional e da UE

Eurobarómetro sobre a escassez de competências nas PME

Homenagem a Jacques Delors

Informação detalhada

Data de publicação
31 de janeiro de 2024
Autor/Autora
Direção-Geral da Comunicação