Ir para o conteúdo principal
Logótipo da Comissão Europeia
Comissão Europeia
alt=""
Uma economia ao serviço das pessoas

Garantir a justiça social e a prosperidade

Cumprir as nossas promessas

Para tornar a nossa economia competitiva e apta para o século XXI, procurámos impulsionar a sua modernização, digitalização e descarbonização. Desta forma, podemos construir uma economia ao serviço das pessoas e das empresas. Uma economia que lhes proporcione prosperidade, mas que nunca perca de vista o objetivo de assegurar a justiça social. 

A pedra angular da nossa política económica tem sido o NextGenerationEU, o plano de recuperação pós-pandemia no valor de 800 mil milhões de EUR, que investe, nomeadamente, em parques eólicos marítimos, comboios elétricos, serviços públicos digitais de vanguarda e hospitais de craveira mundial. Incentivámos as empresas a procederem às tão necessárias reformas através de medidas de auxílio estatal e tornámos a nossa política comercial mais sustentável e assertiva. 

Apoiámos as pequenas e médias empresas, a espinha dorsal da economia europeia, a fim de impulsionar a sua competitividade. Um aspeto fundamental foi termos atribuído igualmente prioridade ao nosso capital humano — às competências e ao bem-estar dos nossos trabalhadores — lançando um Pacto para as Competências, a fim de proporcionar aos trabalhadores a formação de que necessitam para responder às necessidades das empresas. Além disso, definimos regras para assegurar a igualdade salarial e melhorar o salário mínimo. 

A nossa União é o motor da prosperidade europeia.  

Promessas cumpridas

Recuperação e modernização económicas 

  • Lançado em maio de 2020, o NextGenerationEU tem vindo a disponibilizar mais de 800 mil milhões de EUR para investir em reformas e projetos estratégicos para tornar as nossas economias mais ecológicas, digitais, competitivas e resilientes. 

Comércio e segurança económica 

  • Realizámos um número recorde de acordos comerciais (42 acordos preferenciais com 74 países) e adotámos 180 medidas de defesa comercial até ao final de 2023, protegendo quase 500 000 postos de trabalho europeus.
  • Tirámos partido, como nunca antes, das possibilidades oferecidas pelos nossos instrumentos de política comercial, o que nos permitiu colher os benefícios da abertura económica e, simultaneamente, abordar os riscos de um mundo cada vez mais polarizado.
  • A primeira estratégia europeia em matéria de segurança económica identificou novos riscos para a nossa segurança económica que surgiram como consequência das crescentes tensões geopolíticas e fragmentação geoeconómica. 

Governação económica 

Auxílios estatais 

Competências, direitos laborais e proteção social 

  • Estabelecemos o Pacto para as Competências para proporcionar aos trabalhadores a formação de que necessitam para responder às necessidades das empresas.
  • Propusemos regras para melhorar as condições de trabalho nas plataformas digitais, as quais, em 2021, ofereceram trabalho a mais de 28 milhões de pessoas.
  • Estabelecemos regras em matéria de transparência salarial, a fim de materializar o princípio básico de «trabalho igual, salário igual», independentemente de se tratar de uma mulher ou de um homem.
  • Introduzimos uma Garantia para a Infância, para que as famílias necessitadas possam pagar estruturas para acolher os filhos e para que as mães e os pais possam trabalhar e ter uma família.
  • Foi adotada a Diretiva Mulheres nos Conselhos de Administração, que estabelece o objetivo de que 40 % dos dirigentes não executivos em empresas cotadas sejam mulheres. 

Financiamento sustentável 

  • O Regulamento Taxonomia da UE — um sistema de classificação para as atividades económicas sustentáveis — foi desenvolvido para abranger cerca de 150 atividades económicas, o que compreende cerca de dois terços das emissões de gases com efeito de estufa na Europa.
  • A Norma para as Obrigações Verdes entrou em vigor em dezembro de 2023, assegurando que os investidores podem confiar na sustentabilidade dos seus investimentos.
  • A Diretiva Relato de Sustentabilidade das Empresas entrou em vigor no início de 2023, permitindo aos investidores aceder às informações de que necessitam para compreender o impacto na sustentabilidade das empresas em que investem. 

Financiamento digital 

Tributação global 

União Aduaneira 

 Mais informações sobre estes resultados 

Domínios de intervenção

Assegurar a livre circulação de bens, serviços, capitais e pessoas na UE

Construir uma economia social forte que seja justa, inclusiva e capaz de responder às necessidades de todos os cidadãos da UE

Assegurar que os recursos estatais não são utilizados para distorcer a concorrência no mercado único

Preservar a estabilidade financeira na UE, protegendo os aforradores e os investidores