Ir para o conteúdo principal
Logótipo da Comissão Europeia
Comissão Europeia
  • Notícia
  • 23 de outubro de 2024
  • Direção-Geral da Comunicação
  • 2 min de leitura

Verdadeiro ou falso? Como defender-se da desinformação

Senior woman showing smart phone to grandson

 

No complexo panorama digital e mediático atual, os cidadãos devem tornar-se mais resilientes face à desinformação. É neste âmbito que a literacia mediática pode revelar-se útil, reforçando o pensamento crítico e ajudando os cidadãos a lidar melhor com a informação, especialmente online, e a identificar e combater a desinformação. Entre 24 e 31 de outubro, assinalamos a Semana Mundial da Literacia Mediática e da Informação, uma ocasião para sensibilizar para a importância de promover a literacia mediática e da informação para todos.

A UE apoia os países da UE e a sociedade civil na adoção de medidas que desenvolvam competências de literacia mediática e a Comissão facilita a partilha de boas práticas. Foram também desenvolvidas orientações e ferramentas para professores, a fim de os ajudar a assegurar a literacia digital através da educação.

No contexto das eleições europeias de 2024, a Comissão publicou igualmente vários produtos de sensibilização para uma utilização ampla e continuada pelos cidadãos e pelos profissionais, e organizou uma campanha ao nível da UE, juntamente com o Grupo de Reguladores Europeus dos Serviços de Comunicação Social Audiovisual.

O Observatório Europeu dos Meios de Comunicação Digitais (EDMO) reúne também verificadores de factos, universidades e outras partes interessadas. Apoiado pela Comissão, o EDMO contribui para identificar as melhores práticas no campo da literacia mediática, promover o intercâmbio de conhecimentos e realizar campanhas de sensibilização.

A desinformação, a informação errada e a manipulação da informação e ingerência por parte de agentes estrangeiros constituem sérias ameaças à democracia e às sociedades. Segundo uma sondagem da UE, 86 % dos europeus concordam com esta posição, observando que a rápida propagação de desinformação é um problema grave para a democracia. O reforço da resiliência da sociedade face à desinformação através da literacia mediática continuará, por conseguinte, a desempenhar um papel crucial, ajudando os cidadãos de todas as idades a navegar no ambiente noticioso moderno e a tomar decisões informadas.

Mais informações

Literacia mediática

Reforçar a resiliência da sociedade face à desinformação

Comunicação estratégica e combate à desinformação

Proteja-se da desinformação — Conselhos práticos e material

Vídeos com dicas 

Informação detalhada

Data de publicação
23 de outubro de 2024
Autor/Autora
Direção-Geral da Comunicação