Ir para o conteúdo principal
alt=""
O Plano Industrial do Pacto Ecológico

Fazer da indústria europeia a líder da neutralidade carbónica

Liderar a revolução das tecnologias limpas

O Plano Industrial do Pacto Ecológico reforça a competitividade da indústria europeia com impacto neutro no clima e está a acelerar a transição para a neutralidade climática. Para isso, cria um ambiente mais favorável ao aumento da capacidade da UE para fabricar as tecnologias e os produtos com zero emissões líquidas que são necessários para cumprir os ambiciosos objetivos climáticos da Europa.

Temos agora uma oportunidade única para dar o exemplo, com rapidez, ambição e determinação, no sentido de garantir a liderança da UE no setor em rápido crescimento das tecnologias com zero emissões líquidas. A Europa está determinada a liderar a revolução das tecnologias limpas. Graças a um quadro regulamentar mais simples e célere, poderemos transformar as competências em empregos de qualidade e as inovações numa produção em massa em benefício dos nossos cidadãos e empresas. Um melhor acesso ao financiamento permitirá uma rápida expansão das nossas principais indústrias de tecnologias limpas.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia

Rumo à neutralidade carbónica

Mais de 100 mil milhões de EUR
foi o valor do ecossistema de empresas em fase de arranque com zero emissões líquidas na UE em 2021, que duplicou desde 2020
Mais de 400 GW
de capacidade de produção de energia eólica e solar renovável na UE em 2022, um aumento de mais de 25 % face a 2020
4,5 milhões
de empregos verdes na economia europeia em 2019, contra 3,2 milhões em 2000

Os quatro pilares do plano

A fim de garantir o papel da Europa como centro nevrálgico da inovação industrial e das tecnologias limpas, o Plano Industrial do Pacto Ecológico abrangerá quatro pilares fundamentais:

Um quadro regulamentar previsível e simplificado

Este pilar do plano respeita ao quadro regulamentar. Visa criar um quadro mais simples, rápido e previsível, assegurar os volumes necessários de matérias-primas e garantir que os utilizadores beneficiam dos baixos custos das energias renováveis. Estão previstas três iniciativas para apoiar estes trabalhos.

Initiatives

Um acesso mais rápido ao financiamento

O segundo pilar do plano irá acelerar o investimento e o financiamento da produção de tecnologias limpas na Europa.

Desenvolver as competências necessárias

Face ao enorme crescimento das novas tecnologias, precisaremos também de um forte desenvolvimento das competências e aumento do número de trabalhadores qualificados neste setor. Para desenvolver as competências necessárias à concretização da transição ecológica, a Comissão irá:

Facilitar um comércio aberto e justo

Contexto

A corrida às tecnologias limpas está em pleno andamento. As maiores economias do mundo — dos Estados Unidos à Índia, da China ao Japão — já começaram a investir massivamente na inovação ecológica. Embora tal seja necessariamente uma boa notícia para o nosso planeta, coloca, evidentemente, uma grande pressão sobre a transição ecológica da UE.

Para concretizar a transição ecológica da UE, é preciso que as condições de concorrência sejam equitativas tanto a nível mundial como a nível europeu, o que implica dar mais apoio à nossa própria indústria — do hidrogénio aos produtos químicos, da biotecnologia à nanotecnologia. Foi com este objetivo que lançámos o Plano Industrial do Pacto Ecológico para a Europa.

* ícones desta página feitos por stock.adobe.com 

Documentos

  • 1 DE FEVEREIRO DE 2023
Communication: A Green Deal Industrial Plan for the Net-Zero Age
  • 1 DE FEVEREIRO DE 2023
Factsheet - The Green Deal Industrial Plan
  • 1 DE FEVEREIRO DE 2023
Statement by President von der Leyen on the Green Deal Industrial Plan
  • 1 DE FEVEREIRO DE 2023
Questions and answers about the Green Deal Industrial Plan