A Comissão Europeia está a coordenar uma resposta europeia comum ao surto de coronavírus. Estamos a atuar de forma decidida para reforçar os nossos setores de saúde pública e reduzir o impacto socioeconómico na União Europeia. Estamos a mobilizar todos os meios ao nosso dispor para ajudar os nossos Estados-Membros na articulação das respostas nacionais e a fornecer informações objetivas sobre a propagação do vírus e as medidas adotadas para a sua contenção.
A presidente Ursula von der Leyen criou uma equipa de resposta ao coronavírus a nível político para coordenar a resposta à pandemia.
Neste período de crise, em toda a Europa, os países, as regiões e as cidades estão a estender a mão aos seus vizinhos e a ajudar os mais necessitados, doando equipamento de proteção, como máscaras, tratando doentes além‑fronteiras ou repatriando cidadãos. São exemplos da solidariedade europeia no seu melhor.
Vacinas seguras contra a COVID-19 para os europeus
Uma vacina segura e eficaz é a nossa melhor aposta para vencer o coronavírus e regressar à vida normal.
A Comissão Europeia tem trabalhado incansavelmente para garantir doses de vacinas potenciais que estarão disponíveis para todos.
Destaques

A Autoridade de Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias (HERA) da Comissão assinou um contrato-quadro público conjunto para o fornecimento de Paxlovid, um tratamento para doentes com COVID-19 em risco de desenvolver doenças graves. O contrato foi assinado com a empresa farmacêutica Pfizer e terá uma duração inicial de 12 meses.