Ir para o conteúdo principal
Logótipo da Comissão Europeia
Comissão Europeia

Avaliação da regulamentação, das políticas e dos programas de financiamento

As avaliações analisam o desempenho de uma medida da UE, ou seja, de um ato legislativo, de uma política ou de um programa. Na verificação da adequação são avaliadas várias medidas relacionadas.

Por que realiza a Comissão avaliações

A Comissão avalia se determinados atos legislativos, políticas e programas de despesas são adequados aos fins previstos e se introduziram, com um mínimo de custos, as alterações desejadas para as empresas e os cidadãos europeus.

Os balanços de qualidade e as avaliações servem de base para a definição das prioridades políticas e contribuem para o planeamento estratégico, bem como para a revisão das políticas e da legislação em vigor. Embora as avaliações e os balanços de qualidade sejam avaliações ex post das políticas existentes, o seu objetivo é contribuir para as futuras revisões da política ou da legislação, se tal for considerado necessário.

Contribuem para o processo de análise estruturada do acervo da UE — testes de esforço — com o objetivo de assegurar que este continua a ser pertinente, proporcionado e adequado para alcançar os seus objetivos da forma mais eficiente em termos de custos.

Avaliação e balanços de qualidade

A avaliação é um processo baseado em dados concretos, que incide sobre em que medida uma legislação, uma política ou um programa de financiamento específico da UE é:

  • eficaz na resposta às expectativas e no cumprimento dos seus objetivos
  • eficiente em termos de relação custo-eficácia e de proporcionalidade entre custos reais e benefícios
  • pertinente — para as necessidades atuais e emergentes das partes interessadas
  • coerente, tanto interna como externamente, com outras intervenções da UE e acordos internacionais
  • tem valor acrescentado europeu, ou seja, produz resultados além do que seria possível alcançar pelos Estados-Membros agindo isoladamente.

A verificação da adequação aplica-se a várias medidas correlacionadas. Incide na interação entre os diferentes atos legislativos, políticas e programas e no seu impacto coletivo. 

Próximas avaliações

O programa de trabalho da Comissão inclui um plano anual de avaliações e balanços de qualidade, dando início a um processo de teste de esforço do conjunto da legislação da UE. Em última análise, todo o acervo da UE será revisto para ter em conta os seus impactos cumulativos e as suas potenciais incoerências e para o simplificar. A Comissão informa o público sobre as avaliações individuais e os balanços de qualidade previstos, em curso e concluídos através do documento «Dê a sua opinião: Portal de consultas públicas e comentários  Os cidadãos e as partes interessadas são convidados a contribuir, respondendo aos convites à apreciação e às consultas públicas publicados no portal, reforçando assim a base factual das avaliações e melhorando a pertinência das políticas.

Garantir a qualidade

As Orientações sobre Legislar Melhor e as ferramentas preveem normas comuns a aplicar pela Comissão para avaliar o desempenho das suas medidas. Todas as avaliações respeitam os princípios aí enunciados.

O Comité de Controlo da Regulamentação examina a qualidade das principais avaliações e verificações da adequação e emite pareceres sobre a mesma.

Resultados da avaliação

As avaliações e os balanços de qualidade são objeto de um relatório de avaliação, que assume a forma de um documento de trabalho dos serviços da Comissão. As avaliações da Comissão são publicadas no portal Dê a sua opinião, Portal de consultas públicas e comentários na página da iniciativa, no registo de documentos da Comissão e no EUR-Lex

Outras ligações:

Legislar melhor: porquê e como
REFIT- Tornar a legislação da UE mais simples e menos onerosa