Ir para o conteúdo principal

Programa de trabalho da Comissão

Todos os anos, a Comissão adota o seu programa de trabalho anual que estabelece a lista das novas iniciativas políticas e legislativas mais importantes que serão desenvolvidas ao longo do ano.

O programa de trabalho é um veículo fundamental para concretizar os compromissos delineados nas orientações políticas e nas cartas de missão da presidente Ursula von der Leyen para cada membro do Colégio. 

Após a adoção, o programa de trabalho é apresentado ao plenário do Parlamento Europeu e, posteriormente, ao Conselho dos Assuntos Gerais. 

Com base no programa de trabalho da Comissão e nas prioridades apresentadas pelas demais instituições, a Comissão, o Parlamento Europeu e o Conselho estabelecem uma declaração conjunta sobre as prioridades legislativas da UE para 2025 e conclusões conjuntas sobre as prioridades para a legislatura.

O programa de trabalho não abrange o trabalho permanente da Comissão enquanto guardiã dos Tratados aplicando a legislação em vigor ou as iniciativas recorrentes que adota anualmente.

Programa de trabalho da Comissão para 2025

51
novas iniciativas políticas
11 em 18
iniciativas legislativas são pacotes ou iniciativas com um objetivo de simplificação ou uma dimensão de simplificação significativa
37
avaliações e balanços de qualidade, lançando um processo de teste de esforço ao conjunto de legislação da UE, a fim de identificar potenciais para simplificação, a fim de reduzir os custos
37
propostas de retirada
4
propostas de revogação
123
propostas pendentes

Uma União mais audaciosa, mais simples e mais rápida: programa de trabalho da Comissão para 2025

O programa de trabalho da Comissão para 2025 descreve a ambição de impulsionar a competitividade, reforçar a segurança e aumentar a resiliência económica na UE. 

O programa de trabalho centra-se nas principais iniciativas que a Comissão empreenderá no primeiro ano do seu mandato, respondendo às questões mais importantes para os europeus. Reflete a necessidade de mais oportunidades, inovação e crescimento para os nossos cidadãos e empresas, promovendo, em última análise, uma UE mais segura e próspera. As iniciativas propostas são apresentadas num anexo específico, juntamente com as avaliações e os balanços de qualidade.

O programa de trabalho é acompanhado de uma comunicação sobre simplificação e execução, que define a forma como a Comissão tenciona facilitar a aplicação prática das regras da UE, reduzir os encargos administrativos e simplificar as regras da UE. Inclui metas e instrumentos para aliviar a carga regulamentar, impulsionar a competitividade e a resiliência e proporcionar melhorias rápidas e significativas às pessoas e às empresas.