Page contents Page contents Visão global No complexo ambiente digital e mediático atual, é fundamental que os cidadãos estejam cientes dos riscos da manipulação da informação e estejam bem equipados para identificar atividades malignas, incluindo a disseminação de informações falsas ou enganosas e a utilização de técnicas de manipulação.A União Europeia está empenhada em assegurar que as nossas sociedades continuam a ser resilientes a estas ameaças que visam comprometer as instituições e os processos democráticos. A Comissão Europeia está a sensibilizar para a crescente complexidade e riscos do fenómeno da manipulação da informação e a promover a literacia digital e mediática. Foi concebida uma série de instrumentos e iniciativas para promover o pensamento crítico e capacitar as pessoas e as comunidades para reconhecerem, resistirem e responderem eficazmente à manipulação da informação e à ingerência estrangeira. Sensibilização para os riscos de manipulação da informação e ingerência estrangeira A sensibilização é fundamental para a abordagem da UE de colocar em evidência os riscos das informações falsas ou enganosas e os métodos utilizados para as divulgar em linha.A Comissão disponibilizou vários recursos para ajudar os cidadãos a reconhecer as tentativas de manipulação da informação e a compreender os riscos de disseminar conteúdos enganosos. Seis dicas para detetar a manipulação da informação e pôr termo à mesma Os autores de informações manipuladas utilizam uma multiplicidade de táticas para enganar e manipular as pessoas: clones de sítios Web legítimos, gravações áudio ou vídeos manipulados, concebidos para apelar às nossas emoções e perturbar o nosso discernimento.A Comissão desenvolveu uma história em imagens com conselhos para ajudar os cidadãos a detetar estas táticas e a manter-se segura em linha.Descubra a história em imagens Proteger-se contra a manipulação da informaçãoA Comissão desenvolveu igualmente uma série de dicas em vídeo para ajudar os cidadãos a reconhecer e resistir à manipulação da informação. Como reconhecer a manipulação da informaçãoDicas sobre como detetar uma notícia enganosa e identificar fontes autênticas. Como reconhecer falsificações profundasDicas sobre como identificar gravações áudio e vídeos manipulados e verificar as fontes oficiais. Como resistir à manipulação emocionalDicas sobre como evitar ser manipulado por informações falsas em linha e difundi-las involuntariamente. Sensibilização antes das eleições europeias de 2024 Antes das eleições europeias de 2024, a Comissão, juntamente com o Grupo de Reguladores Europeus dos Serviços de Comunicação Social Audiovisual (ERGA), lançou uma campanha de vídeo conjunta.A campanha visava fornecer aos cidadãos conselhos práticos sobre como pensar de forma crítica para detetar e evitar a divulgação de conteúdos enganosos em linha.A campanha de vídeo realizou-se nas redes sociais, na televisão e nas estações de rádio dos 27 Estados-Membros e esteve disponível nas 24 línguas oficiais da UE. Aumentar a literacia digital e mediática A literacia digital e mediática é importante para reforçar a resiliência da sociedade contra a manipulação da informação. É crucial poder aceder aos meios de comunicação social, compreendê-los de forma crítica e interagir com eles.A literacia digital e mediática permite aos cidadãos navegar no ambiente noticioso digital moderno e fazer escolhas bem informadas. É especialmente importante aprender a reconhecer a manipulação da informação desde cedo; a educação desempenha, pois, um papel crucial para garantir a literacia mediática do público.A Diretiva Serviços de Comunicação Social Audiovisual (DSCSA) revista procura assegurar que os Estados-Membros promovam e tomem medidas para desenvolver competências de literacia mediática e deem conta dessas medidas. Recursos de literacia digital e mediática A Comissão disponibiliza recursos para ajudar os Estados-Membros, os educadores e as organizações a contribuírem para combater a manipulação da informação e a ingerência estrangeira. Orientações em matéria de literacia mediáticaOrientações aos Estados-Membros para permitir a todos os cidadãos de todas as idades navegar no ambiente noticioso digital moderno e fazer escolhas bem informadas.Orientações para professores e educadoresOrientações práticas sobre o combate à desinformação e a promoção da literacia digital através da educaçãoConjunto de ferramentas para professores do ensino secundárioGraças a este conjunto de ferramentas, os professores do ensino secundário podem ajudar os seus alunos a detetar desinformação e a manipulação da informação quando navegam em linha Ligações úteis EUvsDisinfoDG CNECT — Literacia mediáticaDG EAC — Educação digital
Os autores de informações manipuladas utilizam uma multiplicidade de táticas para enganar e manipular as pessoas: clones de sítios Web legítimos, gravações áudio ou vídeos manipulados, concebidos para apelar às nossas emoções e perturbar o nosso discernimento.A Comissão desenvolveu uma história em imagens com conselhos para ajudar os cidadãos a detetar estas táticas e a manter-se segura em linha.Descubra a história em imagens
Como reconhecer a manipulação da informaçãoDicas sobre como detetar uma notícia enganosa e identificar fontes autênticas.
Como reconhecer falsificações profundasDicas sobre como identificar gravações áudio e vídeos manipulados e verificar as fontes oficiais.
Como resistir à manipulação emocionalDicas sobre como evitar ser manipulado por informações falsas em linha e difundi-las involuntariamente.
Antes das eleições europeias de 2024, a Comissão, juntamente com o Grupo de Reguladores Europeus dos Serviços de Comunicação Social Audiovisual (ERGA), lançou uma campanha de vídeo conjunta.A campanha visava fornecer aos cidadãos conselhos práticos sobre como pensar de forma crítica para detetar e evitar a divulgação de conteúdos enganosos em linha.A campanha de vídeo realizou-se nas redes sociais, na televisão e nas estações de rádio dos 27 Estados-Membros e esteve disponível nas 24 línguas oficiais da UE.
A literacia digital e mediática é importante para reforçar a resiliência da sociedade contra a manipulação da informação. É crucial poder aceder aos meios de comunicação social, compreendê-los de forma crítica e interagir com eles.A literacia digital e mediática permite aos cidadãos navegar no ambiente noticioso digital moderno e fazer escolhas bem informadas. É especialmente importante aprender a reconhecer a manipulação da informação desde cedo; a educação desempenha, pois, um papel crucial para garantir a literacia mediática do público.A Diretiva Serviços de Comunicação Social Audiovisual (DSCSA) revista procura assegurar que os Estados-Membros promovam e tomem medidas para desenvolver competências de literacia mediática e deem conta dessas medidas.
Orientações em matéria de literacia mediáticaOrientações aos Estados-Membros para permitir a todos os cidadãos de todas as idades navegar no ambiente noticioso digital moderno e fazer escolhas bem informadas.
Orientações para professores e educadoresOrientações práticas sobre o combate à desinformação e a promoção da literacia digital através da educação
Conjunto de ferramentas para professores do ensino secundárioGraças a este conjunto de ferramentas, os professores do ensino secundário podem ajudar os seus alunos a detetar desinformação e a manipulação da informação quando navegam em linha