Ir para o conteúdo principal
Logótipo da Comissão Europeia
Comissão Europeia

Construir a resiliência da sociedade contra a manipulação da informação

Visão global

No complexo ambiente digital e mediático atual, é fundamental que os cidadãos estejam cientes dos riscos da manipulação da informação e estejam bem equipados para identificar atividades malignas, incluindo a disseminação de informações falsas ou enganosas e a utilização de técnicas de manipulação.

A União Europeia está empenhada em assegurar que as nossas sociedades continuam a ser resilientes a estas ameaças que visam comprometer as instituições e os processos democráticos. 

A Comissão Europeia está a sensibilizar para a crescente complexidade e riscos do fenómeno da manipulação da informação e a promover a literacia digital e mediática. Foi concebida uma série de instrumentos e iniciativas para promover o pensamento crítico e capacitar as pessoas e as comunidades para reconhecerem, resistirem e responderem eficazmente à manipulação da informação e à ingerência estrangeira.
 

Sensibilização para os riscos de manipulação da informação e ingerência estrangeira

A sensibilização é fundamental para a abordagem da UE de colocar em evidência os riscos das informações falsas ou enganosas e os métodos utilizados para as divulgar em linha.

A Comissão disponibilizou vários recursos para ajudar os cidadãos a reconhecer as tentativas de manipulação da informação e a compreender os riscos de disseminar conteúdos enganosos. 
 

Seis dicas para detetar a manipulação da informação e pôr termo à mesma

Proteger-se contra a manipulação da informação

A Comissão desenvolveu igualmente uma série de dicas em vídeo para ajudar os cidadãos a reconhecer e resistir à manipulação da informação. 
 

Sensibilização antes das eleições europeias de 2024

Aumentar a literacia digital e mediática

Recursos de literacia digital e mediática

A Comissão disponibiliza recursos para ajudar os Estados-Membros, os educadores e as organizações a contribuírem para combater a manipulação da informação e a ingerência estrangeira.