Uma IA fiável pode trazer muitos benefícios, nomeadamente melhores cuidados de saúde, transportes mais seguros e menos poluentes, sistemas de produção mais eficientes e uma energia mais barata e sustentável. A abordagem da UE em matéria de IA dará às pessoas a segurança necessária para adotarem estas tecnologias e incentivará as empresas a desenvolvê-las.

A IA pode ajudar a encontrar soluções para muitos dos problemas da sociedade. Para isso, a tecnologia deve ser de elevada qualidade e os utilizadores devem poder ter confiança na forma como é desenvolvida e utilizada. A adoção de um quadro estratégico da UE assente nos valores europeus dará aos cidadãos a confiança necessária para aceitarem soluções baseadas na IA e incentivará as empresas a desenvolver e a implantar este tipo de soluções.
É nesta ótica que a Comissão Europeia propôs uma série de medidas para reforçar a excelência no domínio da IA, bem como regras destinadas a assegurar que a tecnologia usada é fiável.
O Regulamento sobre uma abordagem europeia em matéria de inteligência artificial e a atualização do Plano Coordenado para a Inteligência Artificial visam garantir a segurança e os direitos fundamentais das pessoas e das empresas, reforçando simultaneamente o investimento e a inovação em todos os países da UE.
Reforçar a confiança através do primeiro quadro jurídico em matéria de inteligência artificial
A Comissão propõe novas regras para garantir que os sistemas de IA utilizados na UE sejam seguros, transparentes, éticos, imparciais e estejam sob controlo humano, e que classificam tais sistemas em função do risco que lhes está inerente:
Será proibido tudo o que for considerado uma clara ameaça para os cidadãos da UE: desde a classificação social por parte dos governos aos brinquedos que utilizam a assistência vocal para incentivar crianças a adotarem comportamentos perigosos.

- Infraestruturas críticas (por exemplo, transportes) que possam pôr em risco a vida e a saúde dos cidadãos
- Ensino e formação profissionais que possam determinar o acesso ao ensino ou a carreira profissional de alguém (por exemplo, classificação de exames)
- Componentes de segurança dos produtos (por exemplo, aplicação da IA na cirurgia assistida por robôs)
- Emprego, gestão dos trabalhadores e acesso ao trabalho por conta própria (por exemplo, software de triagem de currículos no âmbito de processos de recrutamento)
- Serviços públicos e privados essenciais (por exemplo, pontuação de crédito que negue aos cidadãos a possibilidade de obterem um empréstimo)
- Medidas relacionadas com a aplicação da lei que possam interferir com os direitos fundamentais das pessoas (por exemplo, avaliação da fiabilidade de provas)
- Gestão da migração, do asilo e dos controlos nas fronteiras (por exemplo, verificação da autenticidade de documentos de viagem)
- Administração da justiça e processos democráticos (por exemplo, aplicação da lei a um conjunto concreto de factos)
Estes sistemas serão cuidadosamente avaliados antes de serem introduzidos no mercado, bem como durante todo o seu ciclo de vida.
Os sistemas de IA como os robôs de conversação (chatbots) estão sujeitos a obrigações mínimas de transparência, destinadas a permitir que aqueles que interagem com os conteúdos tomem decisões com conhecimento de causa. O utilizador pode então decidir continuar ou deixar de utilizar a aplicação.
Livre utilização de aplicações como jogos de vídeo ou filtros de correio eletrónico não solicitado (spam) baseados na IA. A grande maioria dos sistemas de IA insere-se nesta categoria, em que as novas regras não são aplicáveis, uma vez que representam apenas um risco mínimo ou nulo para os direitos e a segurança dos cidadãos.
Novas regras para os fornecedores de sistemas de IA de risco elevado
Criação de um sistema de IA de risco elevado
O sistema tem de ser objeto de uma avaliação da conformidade e cumprir os requisitos aplicáveis em matéria de IA. No caso de alguns sistemas, intervém um organismo notificado.
Registo de sistemas de IA autónomos numa base de dados da UE
É necessário assinar uma declaração de conformidade e o sistema de IA deve ostentar a marcação CE. O sistema pode ser introduzido no mercado
Se ocorrerem alterações substanciais no ciclo de vida do sistema de IA, deve voltar-se à etapa 2
Assim que o sistema de IA estiver no mercado, as autoridades são responsáveis pela fiscalização do mercado, os utilizadores asseguram uma supervisão e controlo humanos e os fornecedores dispõem de um sistema de monitorização pós-comercialização. Se for caso disso, os fornecedores e utilizadores devem notificar incidentes graves e problemas de funcionamento.
Promover a excelência no domínio da IA
Em 2018, a Comissão e os países da UE deram o primeiro passo ao unir esforços através de um Plano Coordenado para a Inteligência Artificial, que ajudou a lançar as bases para as estratégias e políticas nacionais.
A atualização, em 2021, desse plano coordenado visa traduzir a estratégia na prática e está em consonância com as prioridades a nível digital e ecológico da Comissão, bem como com a resposta da Europa à pandemia causada pelo coronavírus.
Promovendo a excelência no domínio da IA, desde os laboratórios até ao mercado, o plano coordenado propõe uma visão que visa acelerar os investimentos neste domínio, aplicar na prática em tempo útil as estratégias em matéria de IA e alinhar as políticas neste domínio em toda a UE.
No âmbito destes esforços, a Comissão tenciona criar:
- uma parceria público-privada em matéria de inteligência artificial, dados e robótica, a fim de definir, implementar e investir num programa estratégico comum no domínio da investigação, da inovação e da implantação para a Europa
- redes suplementares de centros de excelência no domínio da IA, para promover o intercâmbio de conhecimentos e competências, desenvolver a colaboração com a indústria e promover a diversidade e a inclusão
- instalações de ensaio e experimentação que permitam testar e experimentar tecnologias de ponta em ambientes reais
- polos de inovação digital, balcões únicos que proporcionem acesso a conhecimentos técnicos especializados e à experimentação, para que as empresas possam «testar antes de investir»
- uma plataforma de IA a pedido que funcione como um conjunto central europeu de recursos de IA (por exemplo, conhecimentos especializados, algoritmos, quadros de software, ferramentas de desenvolvimento) necessários para as utilizações pela indústria e pelo setor público
Projetos financiados pela UE no domínio da IA
A UE já financiou uma série de projetos de IA que oferecem soluções em todos os domínios da sociedade, desde a agricultura até aos cuidados de saúde, passando pela indústria transformadora e pelos transportes.
A saúde, o ambiente e a luta contra a desinformação são três exemplos de setores em que a utilização da tecnologia de IA tem sido particularmente benéfica.
O projeto CDAC contribuiu para o desenvolvimento e a validação clínica de tecnologias inovadoras que já foram utilizadas na reabilitação de mais de 3 000 pacientes vítimas de acidente vascular cerebral em toda a Europa.
Mais projetos financiados pela UE no domínio da saúde
O projeto ANTARES está a desenvolver sensores inteligentes e tecnologias de megadados que poderão ajudar os agricultores a produzir mais alimentos de uma forma sustentável para a sociedade, os rendimentos agrícolas e o ambiente.
Mais projetos financiados pela UE neste domínio
O projeto WeVerify disponibiliza sistemas de verificação, como módulos de extensão (plug-ins), que podem ajudar os verificadores de factos, os jornalistas, os ativistas dos direitos humanos e os cidadãos a desmentir notícias falsas e a verificar vídeos e imagens em linha.
Mais projetos financiados no âmbito da luta contra a desinformação
Benefícios da inteligência artificial
A UE tem potencial para se tornar o líder mundial em matéria de inteligência artificial segura. Ao criar um quadro regulamentar sólido, assente nos direitos humanos e nos valores fundamentais, a UE poderá desenvolver um sistema de IA que traga benefícios às pessoas, às empresas e aos governos.
Melhores cuidados de saúde, transportes mais seguros e menos poluentes e serviços públicos melhorados
Produtos e serviços inovadores, por exemplo nos setores da energia, da segurança e dos cuidados de saúde; maior produtividade e métodos de produção mais eficientes
Serviços mais baratos e sustentáveis, nomeadamente a nível dos transportes, da energia e da gestão dos resíduos
A Comissão prevê investir mil milhões de EUR por ano em IA no âmbito dos seus programas Europa Digital e Horizonte Europa.
O objetivo consiste em atrair mais de 20 mil milhões de EUR de investimento anual em inteligência artificial na UE durante esta década. O Mecanismo de Recuperação e Resiliência contribuirá para acelerar os investimentos e ir para além deste objetivo.
de todos os robôs utilizados na prestação de serviços industriais e pessoais são produzidos na Europa.
Documentos
- Descarregarбългарски(1021.05 KB - PDF)
- Descarregarespañol(624.09 KB - PDF)
- Descarregarčeština(914.12 KB - PDF)
- Descarregardansk(612.69 KB - PDF)
- DescarregarDeutsch(950.78 KB - PDF)
- Descarregareesti(608.96 KB - PDF)
- Descarregarελληνικά(1 MB - PDF)
- DescarregarEnglish(939.36 KB - PDF)
- Descarregarfrançais(967.75 KB - PDF)
- Descarregarhrvatski(894.22 KB - PDF)
- Descarregaritaliano(615.37 KB - PDF)
- Descarregarlatviešu(891.22 KB - PDF)
- Descarregarlietuvių(889.35 KB - PDF)
- Descarregarmagyar(927.56 KB - PDF)
- DescarregarMalti(959.94 KB - PDF)
- DescarregarNederlands(899.06 KB - PDF)
- Descarregarpolski(946.13 KB - PDF)
- Descarregarromână(989.92 KB - PDF)
- Descarregarslovenčina(861.2 KB - PDF)
- Descarregarslovenščina(897.96 KB - PDF)
- Descarregarsuomi(785.75 KB - PDF)
- Descarregarsvenska(798.15 KB - PDF)
- Descarregarбългарски(286.97 KB - HTML)
- Descarregarespañol(239.92 KB - HTML)
- Descarregarčeština(228.33 KB - HTML)
- Descarregardansk(227.33 KB - HTML)
- DescarregarDeutsch(234.52 KB - HTML)
- Descarregareesti(221.86 KB - HTML)
- Descarregarελληνικά(293.43 KB - HTML)
- DescarregarEnglish(226.04 KB - HTML)
- Descarregarfrançais(239.54 KB - HTML)
- Descarregarhrvatski(223.59 KB - HTML)
- Descarregaritaliano(232.7 KB - HTML)
- Descarregarlatviešu(227.48 KB - HTML)
- Descarregarlietuvių(228.96 KB - HTML)
- Descarregarmagyar(235.11 KB - HTML)
- DescarregarMalti(231.87 KB - HTML)
- DescarregarNederlands(224.58 KB - HTML)
- Descarregarpolski(234.61 KB - HTML)
- Descarregarromână(239.32 KB - HTML)
- Descarregarslovenčina(228.69 KB - HTML)
- Descarregarslovenščina(223.61 KB - HTML)
- Descarregarsuomi(228.71 KB - HTML)
- Descarregarsvenska(225.06 KB - HTML)