Ir para o conteúdo principal
Logótipo da Comissão Europeia
Comissão Europeia

Cooperação com os verificadores de factos, a sociedade civil, os meios de comunicação social e o meio académico

Colaboração com organizações independentes de verificação de factos

Observatório Europeu dos Meios de Comunicação Social (EDMO)

O EDMO é um projeto que apoia uma comunidade multidisciplinar independente, composta por verificadores de factos, académicos, profissionais da literacia mediática e outras partes interessadas pertinentes, numa congregação de forças contra a manipulação da informação e ingerência por parte de agentes estrangeiros. A rede EDMO proporciona uma cobertura geográfica abrangente da UE. 

Tendo em vista as eleições europeias de 2024, o EDMO criou um grupo de trabalho específico para detetar e assinalar a propagação de desinformação. Esse grupo de trabalho publicou atualizações diárias sobre desinformações desmentidas (verificações de factos), atualizações semanais com as tendências em termos de desinformação, bem como alertas precoces e investigações pertinentes. O EDMO realizou igualmente uma campanha de literacia mediática intitulada «Be Election Smart».

Rede europeia de normas de verificação de factos (EFCSN)

A EFCSN é uma associação independente de organizações europeias de verificação de factos que defende e promove as mais elevadas normas em matéria de verificação de factos e literacia mediática para combater a desinformação para benefício público. 

A EFCSN e os seus membros verificados trabalham para promover o acesso a informações fiáveis e verificadas e para sensibilizar os cidadãos sobre a forma de avaliar a exatidão das informações na esfera pública.

Apoio à sociedade civil, aos meios de comunicação social e ao meio académico

Exemplos de projetos apoiados