Ir para o conteúdo principal
Logótipo da Comissão Europeia
Comissão Europeia

Os seus direitos fundamentais na UE

A Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia estabelece os direitos fundamentais de todas as pessoas na UE.

banner charter fundamental rights

Carta dos Direitos Fundamentais da UE

A construção da UE assenta nos valores fundadores dos direitos fundamentais, da democracia e do Estado de direito. Estes valores estão estreitamente interligados, uma vez que o respeito pelos direitos fundamentais é essencial nas sociedades democráticas baseadas no Estado de direito.

A UE procura proteger e promover os seus valores fundadores e direitos fundamentais, tanto dentro como fora da UE. A proteção e a promoção dos direitos fundamentais na UE baseiam-se nos Tratados fundadores e na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia. Assumem todos a mesma importância enquanto direito primário vinculativo. A Carta tornou-se juridicamente vinculativa na UE com a entrada em vigor do Tratado de Lisboa, em dezembro de 2009.

A Carta

Estratégia para reforçar a aplicação da Carta dos Direitos Fundamentais na UE

A Estratégia para reforçar a aplicação da Carta dos Direitos Fundamentais na UE prevê um conjunto de ações para assegurar uma aplicação efetiva da Carta pelos Estados-Membros; habilitar as organizações da sociedade civil, os defensores dos direitos e os profissionais da justiça; promover a utilização da Carta como bússola para as instituições da UE; e reforçar a sensibilização das pessoas para os direitos conferidos pela Carta.

Para mais informações sobre:

  • os relatórios anuais sobre a aplicação da Carta;
  • os pontos focais da Carta;
  • as ações de formação sobre os direitos fundamentais;
  • as ações de sensibilização sobre a Carta;
  • a avaliação do impacto nos direitos fundamentais;
  • o financiamento para apoiar a aplicação dos direitos fundamentais e
  • a criação de um espaço cívico próspero para proteger os direitos fundamentais

Saber mais 

Denunciar uma violação dos seus direitos fundamentais

A UE garante diversas vias para tratar e denunciar as violações dos direitos fundamentais, ao aplicar o direito da UE. 

Para mais informações sobre: 

  • as situações em que a Carta é aplicável e
  • como denunciar uma violação dos seus direitos

Saber mais

Dimensões regional e internacional da Carta

A UE está empenhada em promover os direitos fundamentais no contexto internacional. 

Para mais informações sobre:

  • a relação entre a Carta e a Convenção Europeia dos Direitos Humanos e
  • a ação externa da UE no domínio dos direitos humanos

Saber mais

Papel da FRA e do EIGE

A Agência dos Direitos Fundamentais da UE (FRA) foi criada em 2007 para prestar assistência prática e técnica em matéria de direitos fundamentais aos órgãos, instituições, organismos e agências da UE, e aos seus Estados-Membros, ao aplicarem o direito da UE. A FRA foi criada pelo Regulamento (CE) n.º 168/2007 do Conselho (como alterado pelo Regulamento (UE) 2022/555 do Conselho de 5 de abril de 2022). Esta agência planeia a sua investigação com base num documento único de programação bianual. 

A FRA recolhe e publica dados e informações relevantes, objetivos, fiáveis e comparáveis sobre a situação dos direitos fundamentais e promove o diálogo com a sociedade civil com vista a garantir uma maior sensibilização para os direitos fundamentais e divulgar o seu trabalho. 

A FRA também recolhe e publica dados e informações sobre a Carta, nomeadamente através da Charterpedia, um portal de informação em linha sobre os direitos fundamentais. Organiza igualmente ações de formação em linha sobre a Carta

O Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE) presta assistência às instituições da UE e aos Estados-Membros para a integração do princípio da igualdade de género nas políticas nacionais e para combater a discriminação em razão do género. Produz investigação e informação de elevada qualidade para apoiar esses esforços e pôr termo às desigualdades de género. O EIGE foi criado pelo Regulamento (CE) n.º 1922/2006

Redes sociais

Para obter as informações e publicações mais recentes, consulte os nossos canais nas redes sociais.