Um sistema alimentar saudável para as pessoas e para o planeta
O elo entre pessoas saudáveis, sociedades saudáveis e um planeta saudável coloca os sistemas alimentares sustentáveis no cerne do Pacto Ecológico Europeu – isto é, a estratégia de crescimento sustentável e inclusivo da UE –, que tem por objetivo impulsionar a economia, melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas e proteger a natureza.
O sistema agrícola e alimentar europeu, apoiado pela política agrícola comum, é já hoje uma norma mundial em termos de segurança dos alimentos e de aprovisionamento alimentar, nutrição e qualidade. Doravante, terá também de se tornar a norma mundial em termos de sustentabilidade. A transição para um sistema alimentar sustentável pode trazer benefícios para o ambiente, a saúde e a sociedade, e proporcionar ganhos económicos mais equitativos. Quando recuperarmos da pandemia, seguiremos por um caminho sustentável.
Os objetivos da UE são:
- assegurar a segurança alimentar face às alterações climáticas e à perda de biodiversidade
- reduzir a pegada ambiental e climática do sistema alimentar da UE
- reforçar a resiliência do sistema alimentar da UE
- liderar a transição mundial para a sustentabilidade competitiva do prado ao prato
A Comissão Europeia adotou um conjunto de propostas legislativas com o objetivo de tornar as políticas da UE em matéria de clima, energia, transportes e fiscalidade aptas para alcançar uma redução das emissões líquidas de gases com efeito de estufa de, pelo menos, 55 % até 2030, em comparação com os níveis de 1990. Mais informações sobre a concretização do Pacto Ecológico Europeu.
Em destaque

Tornar mais sustentável a cadeia de aprovisionamento alimentar da UE do prado ao prato: para um sistema alimentar justo, saudável e respeitador do ambiente
Documentos