Proporcionar transportes eficientes, seguros e amigos do ambiente
Os transportes são responsáveis por cerca de 5 % do PIB da UE e empregam mais de dez milhões de pessoas na Europa, o que significa que o sistema de transportes é fundamental para as empresas europeias e para as cadeias de abastecimento mundiais. Mas, ao mesmo tempo, os transportes têm custos para a nossa sociedade: as emissões de gases de estufa e de poluentes, o ruído, os acidentes rodoviários e os engarrafamentos.
Atualmente, as emissões dos transportes representam cerca de 25 % do total das emissões de gases com efeito de estufa da UE, tendo estas emissões aumentado nos últimos anos. O nosso objetivo de ser o primeiro continente com impacto neutro no clima até 2050 exige mudanças ambiciosas nos transportes. É necessária uma trajetória clara para alcançar uma redução de 90 % das emissões de gases com efeito de estufa relacionadas com os transportes até 2050.
A Comissão Europeia adotou um conjunto de propostas legislativas com o objetivo de tornar as políticas da UE em matéria de clima, energia, transportes e fiscalidade aptas para alcançar uma redução das emissões líquidas de gases com efeito de estufa de, pelo menos, 55 % até 2030, em comparação com os níveis de 1990. Mais informações sobre a Concretização do Pacto Ecológico Europeu.
In the spotlight

1 March 2023 - In 2022, more than 20,000 lives were lost on EU roads. The majority of victims were pedestrians, cyclists and people on scooters and motorbikes. The Commission wants to modernise driving license rules, with the introduction of a digital license valid throughout the EU, and to make it easier to enforce traffic rules across borders. The new rules will also help the EU achieve its Vision Zero – having no deaths on EU roads by 2050.
Documentos