Ir para o conteúdo principal
Logótipo da Comissão Europeia
Comissão Europeia
  • Notícia
  • 10 de outubro de 2024
  • Direção-Geral da Comunicação
  • 2 min de leitura

Reconhecer a importância da saúde mental no trabalho no Dia Mundial da Saúde Mental

Sympathetic woman hugging friend with EMPATHY and SUPPORT

 

Muitas vezes, as pessoas com problemas de saúde mental são objeto de incompreensão, rejeição e isolamento. É essencial combater esta situação para construir sociedades mais saudáveis e inclusivas. Por esta razão, no dia 10 de outubro, celebramos anualmente o Dia Mundial da Saúde Mental, destacando-se este ano o tema da saúde mental no trabalho. 

Para assinalar esta importante ocasião, a Comissão apresentou um pacote de apoio da UE para combater o estigma. A Comissão trabalhará com as autoridades nacionais para aplicar estas medidas, ligando-as aos grupos de defesa da saúde mental, tendo em vista a elaboração de políticas inclusivas e informadas. 

Para combater o estigma, não basta elaborar políticas, razão pela qual a Comissão lançou também a nova campanha «In this together». A campanha permitirá sensibilizar as pessoas em toda a UE, desafiar ideias falsas e promover uma melhor compreensão e aceitação da saúde mental. Apoiará igualmente as ações nacionais no domínio da educação através da distribuição de material didático às escolas de toda a Europa, com vista a uma maior sensibilização e normalização da saúde mental.

Além disso, foi hoje publicada uma monitorização atualizada dos progressos alcançados nas vinte iniciativas emblemáticas da abordagem global da UE em matéria de saúde mental. Esta abordagem, implementada em 2023, oferece oportunidades de financiamento no valor de 1,23 mil milhões de EUR que apoiarão direta e indiretamente os Estados-Membros. O objetivo é assegurar: i) uma prevenção adequada e eficaz, ii) o acesso a cuidados de saúde e tratamentos mentais de elevada qualidade e a preços comportáveis e iii) a reintegração na sociedade após a recuperação. 

De acordo com um inquérito da UE realizado em 2023, quase 1 em cada 2 pessoas (46 % da população da UE) já tinha sofrido de problemas emocionais ou psicossociais, incluindo depressão e ansiedade, nos últimos 12 meses. Os desafios são grandes e é por isso que a UE está empenhada em criar um futuro em que a saúde mental de todos seja cultivada, valorizada e protegida.

Informações adicionais

Declaração da comissária Stella Kyriakides sobre o Dia Mundial da Saúde

Abordagem abrangente da UE em matéria de saúde mental

Saúde mental na UE

Vídeo: Mental Health Stigma and Discrimination Campaign – Main Film

Informação detalhada

Data de publicação
10 de outubro de 2024
Autor/Autora
Direção-Geral da Comunicação