A Comissão salientou hoje os progressos realizados no domínio da política sanitária da UE ao longo dos últimos quatro anos.
Em 2020, a pandemia de COVID-19 demonstrou que a solidariedade, a colaboração e a ação decisiva da UE são o rumo a seguir. A Estratégia da UE para as Vacinas garantiu a todos os cidadãos da UE igualdade de acesso às vacinas, o Certificado Digital COVID da UE permitiu a reabertura segura da atividade económica e social e o instrumento SURE ajudou 31 milhões de trabalhadores a superar o impacto económico da pandemia. Através da nossa abordagem da Equipa Europa, a UE passou a ser o maior doador de vacinas e disponibilizou quase 54 mil milhões de EUR em apoio de emergência aos países parceiros.
Com base na experiência adquirida com a crise de COVID-19, a União Europeia da Saúde surgiu em novembro de 2020, com um objetivo fundamental – colocar os cidadãos e os doentes no cerne, proteger a sua saúde e mudar as suas vidas.
Principais resultados:
- Medidas de segurança sanitária mais fortes, para preparar melhor futuras crises e dar resposta às mesmas
- Acesso equitativo e atempado a medicamentos, a preços acessíveis, para todos os cidadãos graças à proposta de reforma da legislação farmacêutica da UE
- Um plano de luta contra o cancro de craveira mundial, apoiado por 4 mil milhões de EUR de financiamento da UE
- Iniciativas transformadoras para digitalizar os cuidados de saúde
- Ações abrangentes para melhorar a saúde mental, desde a promoção do bem-estar mental à melhoria dos serviços de prevenção e apoio
- Regras para reforçar a segurança dos doentes e garantir o abastecimento de medicamentos
- Uma abordagem «Uma Só Saúde» para confrontar os principais riscos para a saúde
A União Europeia da Saúde assegura que os Estados-Membros estão mais bem preparados para enfrentar futuras crises sanitárias e apoia políticas de saúde modernas e inovadoras para todos os cidadãos da UE. É apoiada por um financiamento substancial do programa EU4Health.
A União Europeia da Saúde continuará a promover a inovação e a competitividade europeias no setor dos cuidados de saúde, para que as necessidades dos doentes sejam plenamente satisfeitas. A UE continuará também a ser um forte parceiro mundial e a contribuir para melhorar a saúde das pessoas em todo o mundo.
Para mais informações
Comunicado de imprensa: União Europeia da Saúde: mais forte e mais bem preparada para o futuro
Ficha informativa sobre «Uma União Europeia da Saúde forte para todos»
Ficha informativa sobre o Plano Europeu de Luta contra o Cancro
Ficha informativa sobre a legislação farmacêutica — doentes
Ficha informativa sobre «Uma abordagem abrangente à saúde mental»
Informação detalhada
- Data de publicação
- 22 de maio de 2024
- Autor/Autora
- Direção-Geral da Comunicação