Ir para o conteúdo principal
Diálogo Estratégico sobre o futuro da agricultura da UE

Os agricultores são essenciais para o nosso presente e o nosso futuro

Graças ao setor agroalimentar europeu, 450 milhões de pessoas têm acesso a alimentos seguros, saudáveis e a preços acessíveis.

Os agricultores da UE são o pilar da independência alimentar da Europa e são motores vitais do emprego e do crescimento sustentável nas zonas rurais. Contribuem de forma crucial para a nossa transição ecológica coletiva. Ao mesmo tempo, enfrentam desafios como as alterações climáticas e um mercado mundial competitivo. Demonstraram uma resiliência notável ao longo de uma pandemia e de uma crise energética, bem como perante as consequências da guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia e a elevada inflação.

Portrait of Ursula von der Leyen, President of the European Commission

Temos de trabalhar em conjunto com os homens e as mulheres que se dedicam à agricultura na UE para garantir o nosso abastecimento alimentar no futuro. Os nossos agricultores enfrentam desafios crescentes: é por esse motivo que queremos dar início a um diálogo estratégico sobre o futuro da agricultura da UE. Estou plenamente convencida de que é possível conciliar a agricultura e a proteção da natureza. Ambas são vitais para nós.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, Estado da União 2023
Produtividade
está sob forte pressão devido às alterações climáticas e às condições meteorológicas extremas
Mais de 17 milhões de pessoas
trabalham na agricultura na UE
57 anos
Idade média dos agricultores da UE

Lançamento do Diálogo Estratégico

O que a UE está a fazer em matéria de agricultura