
Tem hoje início um painel de debate entre a Comissão e 150 cidadãos selecionados aleatoriamente, que irá analisar o novo orçamento da UE. Esta será a primeira de três sessões que ajudarão a UE a decidir qual a melhor forma de despender os seus fundos futuramente.
A uma primeira sessão presencial, que irá decorrer de 28 a 30 de março, seguir-se-á uma segunda sessão em linha (de 25 a 27 de abril) e uma terceira e última sessão a realizar em Bruxelas (16-18 de maio). Estes debates integram-se em painéis de cidadãos europeus, que proporcionam aos cidadãos a oportunidade de dialogarem com as instituições da UE e de se pronunciarem sobre o processo de elaboração de políticas da UE.
No final da sessão de encerramento, os participantes, representativos da diversidade da UE e oriundos dos seus 27 Estados-Membros, irão formular uma série de recomendações que servirão para apoiar os trabalhos da Comissão sobre o orçamento da UE. Paralelamente, a Plataforma para a Participação dos Cidadãos, um fórum de debate em linha, está aberta aos contributos do público em geral.
O orçamento de longo prazo da UE, também conhecido como quadro financeiro plurianual, define a dimensão do orçamento e como o mesmo é despendido ao longo de vários anos. Em julho de 2025, a Comissão irá apresentar uma proposta inicial para o novo orçamento, que virá substituir o atual orçamento de longo prazo, que abrange o período de 2021 a 2027.
Mais informações
Panorâmica do painel de cidadãos europeus sobre o novo orçamento da UE
Informação detalhada
- Data de publicação
- 28 de março de 2025
- Autor/Autora
- Direção-Geral da Comunicação