Preservar o nosso ambiente
Os mares, os oceanos e o ambiente da Europa são uma fonte de riqueza natural e económica. Temos de os preservar e proteger para que continuem a sustentar-nos no futuro.
As prioridades do Pacto Ecológico Europeu incluem:
- proteger a nossa biodiversidade e os nossos ecossistemas,
- reduzir a poluição do ar, da água e do solo,
- transitar para uma economia circular,
- melhorar a gestão dos resíduos sólidos,
- garantir a sustentabilidade dos nossos setores da economia azul e das pescas.
É trabalhando nestes domínios fundamentais que a UE irá melhorar a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos, enfrentar os problemas ambientais e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.
A Comissão Europeia adotou um conjunto de propostas legislativas com o objetivo de tornar as políticas da UE em matéria de clima, energia, transportes e fiscalidade adequadas para alcançar uma redução das emissões líquidas de gases com efeito de estufa de, pelo menos, 55 % até 2030, em comparação com os níveis de 1990. Mais informações sobre a realização do Pacto Ecológico Europeu.
Em destaque

26 de outubro — a fim de continuar a reduzir a poluição do ar e da água, a Comissão propôs, por um lado, reforçar os níveis permitidos de poluentes e, por outro, melhorar a sua aplicação, assegurando que os objetivos de redução da poluição podem ser alcançados na prática. Estas propostas são essenciais para a concretização do objetivo do Pacto Ecológico Europeu de alcançar um ambiente livre de poluição nociva até 2050.