Ir para o conteúdo principal
Notícia15 de fevereiro de 2024Direção-Geral da Comunicação1 min de leitura

A inflação na UE diminuirá mais rapidamente e a economia crescerá mais lentamente, segundo as novas previsões

hands exchanging 40 euros over coffee counter

 

As novas previsões da Comissão para a economia da UE apontam para taxas de crescimento inferiores às previstas em 2023. Este ano, acelerar-se-á igualmente a atual tendência decrescente da inflação. Em 2024, prevê-se agora que o crescimento atinja 0,9 % (face a 1,3 %) na UE e 0,8 % (face a 1,2 %) na área do euro. Entretanto, a inflação na UE deverá descer de 6,3 % em 2023 para 3,0 % em 2024 e, depois, cair para 2,5 % em 2025. 

Em 2023, o crescimento foi travado por uma série de fatores, uma vez que as famílias dispuseram de menos recursos e as taxas de juro eram elevadas. No entanto, este ano, espera-se que a atividade económica na UE volte a acelerar gradualmente. À medida que a inflação continuar a diminuir, os salários reais aumentarão. Paralelamente a um mercado de trabalho resiliente, os consumidores deverão gastar mais. Além disso, o comércio com parceiros estrangeiros deve normalizar-se, após um desempenho muito fraco no ano passado. 

Em 2023, a inflação baixou mais rapidamente do que o previsto, devido, em grande medida, à queda dos preços da energia. No entanto, as medidas de apoio à energia em todos os Estados-Membros terminarão em breve. As atuais tensões geopolíticas, nomeadamente no Médio Oriente, podem também criar perturbações do comércio. Estes dois elementos podem ainda contribuir para o aumento dos preços. No entanto, de um modo geral, a inflação continuará a abrandar, mantendo sob controlo o aumento dos preços dos produtos alimentares. 

A Comissão publica quatro previsões económicas ao longo de um dado ano, abrangendo dados relativos ao PIB e à inflação para todos os Estados-Membros, a UE e a área do euro.  

Para mais informações 

Informações pormenorizadas sobre as previsões económicas do inverno de 2024 

Comunicado de imprensa: algum atraso na recuperação do crescimento, num contexto de abrandamento mais rápido da inflação 

Uma economia ao serviço das pessoas 

Previsões económicas anteriores 

Informação detalhada

Data de publicação
15 de fevereiro de 2024
Autor/Autora
Direção-Geral da Comunicação