Ir para o conteúdo principal
Notícia21 de fevereiro de 2024Direção-Geral da Comunicação2 min de leitura

Fundos de recuperação continuam a impulsionar transformações positivas e a apoiar a economia da UE

People cycling on a cycle path

 

O Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR), instrumento de recuperação da UE no cerne dos 800 mil milhões de EUR do plano NextGenerationEU, está agora a meio do seu período de vigência. A Comissão fez um balanço dos resultados até agora alcançados pelo mecanismo e do que pode ser melhorado no futuro.

Esta avaliação intercalar salienta o modo como o MRR impulsiona os investimentos e as reformas, de forma a trazer transformações positivas para os cidadãos e as empresas da UE: 

  • Os países da UE progrediram na execução dos seus planos de reforma e investimento: até ao final de 2023, cumpriram-se mais de 1150 marcos e metas. Desta forma, pouparam-se 28 milhões de MWh de energia, mais de 5,6 milhões de agregados familiares ganharam acesso à Internet e quase 9 milhões de pessoas foram protegidas de catástrofes relacionadas com o clima.
  • A recuperação económica da UE foi apoiada de forma eficaz: o investimento público na Europa aumentou durante a pandemia de COVID-19. Em 2024, espera‑se que atinja 3,4 % do PIB. A atividade económica recuperou e o desemprego diminuiu para uma taxa de cerca de 6 %.
  • Um instrumento ágil: os 27 planos nacionais ao abrigo do MRR foram revistos para dar resposta aos aumentos dos preços da energia e às catástrofes naturais. Consequentemente, o apoio da UE às economias aumentou para quase 150 mil milhões de euros. Esse montante inclui financiamento adicional para 23 capítulos REPowerEU e 125 500 milhões de EUR de apoio adicional sob a forma de empréstimos.
  • Impulsionar as reformas: o MRR ajudou os países da UE a executar reformas em domínios como as transições ecológica e digital.
  • Um impulso considerável para a transição ecológica: todos os planos dos países da UE ultrapassaram a meta de 37 % para os objetivos climáticos, tendo alguns dedicado mais de 50 % às reformas ecológicas.
  • Execução destinada a acelerar: até ao final de 2023, o número de pedidos de pagamento duplicou. Prevê-se que esta tendência se mantenha. Por conseguinte, ainda mais financiamento será utilizado nos próximos meses e anos.

O relatório propõe igualmente uma maior flexibilidade na conceção e execução dos planos nacionais, de modo a proporcionar a capacidade administrativa adequada e envolver na sua execução as autoridades regionais e locais, bem como os parceiros sociais.

O MRR foi estabelecido em 2021 para ajudar os países da UE a recuperar da pandemia de COVID-19 e a reforçar a sua resiliência. O seu objetivo é fazer com que as nossas economias e sociedades sejam mais ecológicas, mais digitais e mais competitivas. Tem sido também vital para fazer face a desafios urgentes, como o impacto da guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia. 

Para mais informações

Mecanismo de Recuperação e Resiliência

Mapa do que o MRR financiou em cada país ou região da UE

Avaliação intercalar do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR)

Ficha informativa sobre o relatório intercalar do MRR

Resumos por país do Mecanismo de Recuperação e Resiliência

Comunicado de imprensa: A meio do seu período de vigência, o Mecanismo de Recuperação e Resiliência continua a produzir resultados em toda a UE através de reformas e investimentos ambiciosos

Informação detalhada

Data de publicação
21 de fevereiro de 2024
Autor/Autora
Direção-Geral da Comunicação