Ir para o conteúdo principal
Notícia28 de maio de 2024Direção-Geral da Comunicação1 min de leitura

Águas balneares da Europa permanecem seguras

Two paddle boarders are visible on a lake behind some trees

 

Ao preparar-se para os dias de verão quentes, é bom saber saber que a grande maioria — 85,4 % — das zonas balneares na Europa atingiu em 2023 o «excelente», nível mais rigoroso das normas de qualidade balnear da UE. Este dado consta do relatório anual sobre as águas balneares, publicado hoje pela Agência Europeia do Ambiente, juntamente com a Comissão.

O relatório centra-se na segurança para os banhistas, através da monitorização de bactérias que podem causar doenças graves às pessoas, e não na qualidade geral da água. Enquanto uma grande maioria satisfazia as normas de qualidade balnear mais elevadas, quase todas as águas balneares oficialmente identificadas na UE — 96 % — cumpriam, pelo menos, as normas mínimas de qualidade.  Só 1,5 % foram classificadas como «más» (321 das 22 081 zonas balneares), ou seja, considera-se que apresentam riscos para a saúde dos banhistas.

No entanto, embora a maior parte das águas balneares europeias se encontrem em excelente estado do ponto de vista bacteriológico, a poluição das águas superficiais e subterrâneas continua a ser significativa, e pode ser agravada pelas alterações climáticas. Nos próximos anos, será fundamental para as pessoas e para o ambiente melhorar a resiliência hídrica.

A Diretiva Águas Balneares, que contribuiu para melhorar a qualidade da água desde a sua introdução, em 2006, é um dos vários atos legislativos da UE que protegem a água. A legislação da UE no domínio da água visa assegurar que todos os europeus têm acesso a água suficiente e de boa qualidade e garantir o bom estado de todas as massas de água em toda a Europa. O elemento central é a Diretiva-Quadro da Água que, desde 2000, constitui o principal ato legislativo para a proteção da água na UE.

Para mais informações

Avaliação de 2023 sobre a qualidade das águas balneares, incluindo relatórios por país e mapa interativo

Regras da UE relativas à qualidade das águas balneares 

Regras da UE relativas à água

Comunicado de imprensa: águas balneares da Europa permanecem seguras

Agência Europeia do Ambiente: qualidade das águas balneares

Informação detalhada

Data de publicação
28 de maio de 2024
Autor/Autora
Direção-Geral da Comunicação