Ir para o conteúdo principal
Notícia15 de novembro de 2023Direção-Geral da Comunicação1 min de leitura

Previsão de nova descida da inflação e de recuperação modesta da economia da UE

Woman pushing shopping trolley in supermarket

 

A Comissão Europeia publicou as suas previsões económicas do outono de 2023. A Comissão prevê que a atividade económica recupere gradualmente e que a inflação continue a diminuir. Esta previsão é feita num contexto de abrandamento da economia da UE, devido, entre outros fatores, ao elevado custo de vida e ao aumento das taxas de juro.   

Em geral, espera-se uma recuperação do crescimento, com a previsão de melhoria do crescimento do PIB em 2024 — para 1,3 % na UE e 1,2 % na área do euro. Para os consumidores, a inflação na área do euro está a evoluir na direção certa, diminuindo para o seu nível mais baixo em dois anos, 2,9 % em outubro, face ao seu valor mais alto de 10,6 % registado há um ano. A inflação deverá manter esta tendência decrescente em 2024.  Esta evolução fará com que os preços dos produtos alimentares, dos produtos manufaturados e dos serviços não aumentem da mesma forma.   
  
O mercado de trabalho está, de um modo geral, a apresentar um bom desempenho, com muitas pessoas empregadas. Prevê-se que a taxa de desemprego na UE se mantenha globalmente estável em 6,0 % em 2023 e 2024. No entanto, as taxas de juro mais elevadas estão a tornar os empréstimos mais caros, fazendo com que menos pessoas planeiem comprar uma casa. Com a inflação mais baixa, os rendimentos mais elevados e a retoma das exportações, a economia deverá recuperar, embora de forma modesta. 
 
As presentes previsões económicas do outono abrangem, pela primeira vez, a Bósnia-Herzegovina, a Moldávia e a Ucrânia, países aos quais o Conselho Europeu concedeu o estatuto de país candidato à adesão à UE no ano passado.  

Para mais informações  

Previsões económicas do outono de 2023

Uma economia ao serviço das pessoas  

Previsões económicas 

Comunicado de imprensa: Previsões económicas do outono de 2023: uma recuperação modesta após um ano difícil

Informação detalhada

Data de publicação
15 de novembro de 2023
Autor/Autora
Direção-Geral da Comunicação