Ir para o conteúdo principal
Notícia3 de julho de 2024Direção-Geral da Comunicação2 min de leitura

Relatório sobre Década Digital 2024 apela a ação coletiva reforçada

Humanoid robotics and AI research and development - PAL Robotics

 

A fim de assegurar que a UE continua no bom caminho para cumprir as suas ambições de transformação digital, os países da UE necessitam de mais investimentos nas competências digitais, na conectividade de alta qualidade e na utilização da inteligência artificial. São estas as principais conclusões do segundo relatório sobre o estado da Década Digital, que avalia os progressos realizados na consecução dos objetivos e metas digitais que o programa Década Digital da UE estabeleceu para 2030. O relatório analisa igualmente os roteiros estratégicos nacionais para a Década Digital dos países da UE que especificam as medidas nacionais previstas para contribuir para a transformação digital da UE. Uma das principais conclusões do relatório é a necessidade de os países da UE reforçarem as suas ações e serem mais ambiciosos na consecução dos objetivos da Década Digital, que são fundamentais para assegurar a prosperidade económica futura da UE. 

O relatório salienta que ainda existem lacunas notáveis no cumprimento de determinadas metas. Só 64 % dos agregados familiares beneficiam das redes de fibra ótica, enquanto as redes 5G cobrem apenas 50 % do território da UE e o seu desempenho continua a ser insuficiente para prestar serviços 5G avançados. Do mesmo modo, a utilização da inteligência artificial (IA), da computação em nuvem e/ou dos megadados pelas empresas europeias ficou muito aquém da meta de 75 % definida pela Década Digital. Se continuar a tendência atual, só 64 % das empresas utilizarão a computação em nuvem, 50 % os megadados e apenas 17 % a IA até 2030. 

Para colmatar estas lacunas, a Comissão e os países da UE devem trabalhar em conjunto para promover um mercado único digital verdadeiramente funcional. São também incentivados a encorajar a adoção de ferramentas digitais inovadoras por parte das pequenas empresas.  

As metas relativas às competências digitais fixadas pela Década Digital estão também longe de ser alcançadas, dado que apenas 55,6 % da população da UE tem, pelo menos, competências digitais básicas. O relatório apela aos países da UE para que sigam uma abordagem multifacetada na promoção das competências digitais em todos os níveis de ensino e para que incentivem nos jovens, em especial nas raparigas, o interesse pela ciência, tecnologia, engenharia e matemática. 

Num registo mais positivo, os países da UE estão a avançar no sentido de tornar acessíveis em linha os principais serviços públicos e os registos de saúde eletrónicos, bem como de proporcionar uma identificação eletrónica segura

Os países da UE terão agora de rever e ajustar os seus roteiros nacionais para se alinharem com as ambições do programa Década Digital até 2 de dezembro de 2024. A Comissão monitorizará e avaliará a implementação destas recomendações e comunicará os progressos realizados no próximo relatório sobre o estado da Década Digital em 2025. 

Mais informações 

Uma Europa preparada para a era digital 

Década Digital da Europa 

Década Digital da Europa: metas digitais para 2030 

Comunicado de imprensa: Segundo relatório sobre o estado da Década Digital apela a ação coletiva reforçada para impulsionar a transformação digital da UE 

Informação detalhada

Data de publicação
3 de julho de 2024
Autor/Autora
Direção-Geral da Comunicação