Ir para o conteúdo principal

No âmbito do seu programa para a adequação e a eficácia da regulamentação (REFIT), a Comissão está empenhada em simplificar a legislação da UE e em reduzir os custos desnecessários. É importante assegurar que a legislação da UE e os seus objetivos continuam a ser relevantes, tendo em conta as novas tendências e desafios, como é o caso da transição digital. A legislação da UE deve proporcionar o máximo de benefícios aos cidadãos e às empresas, em especial às PME. Para apoiar os esforços da Comissão neste domínio, foi criado um grupo de peritos de alto nível denominado Plataforma Rumo ao Futuro (Fit for Future Platform - F4F), com base na experiência adquirida com a plataforma REFIT.

A plataforma é presidida pelo Vice-Presidente da Comissão responsável pelas Relações Interinstitucionais e pela Prospetiva, Maroš Šefčovič. O seu trabalho centrar-se-á nos temas definidos no programa de trabalho anual. Para cada tema, a plataforma reunirá dados, provas e contributos sobre as possibilidades de simplificação e redução dos custos desnecessários associados a atos legislativos da UE específicos sem, contudo, pôr em risco a realização dos respetivos objetivos. Seguidamente, a plataforma emitirá pareceres atendendo às oportunidades de transição digital e à densidade legislativa.

Entre os membros da nova plataforma figurarão representantes das autoridades nacionais, regionais e locais dos Estados-Membros, do Comité das Regiões, do Comité Económico e Social Europeu e de partes interessadas que representem organizações empresariais e não governamentais. A rede de representantes nacionais das PME também dará o seu contributo para a plataforma e estará representada nas suas reuniões plenárias.