Ir para o conteúdo principal

Estratégias e políticas

Os princípios e estratégias comuns para a política urbana dos países da UE são estabelecidos na Carta de Leipzig sobre as Cidades Europeias Sustentáveis, que faz referência à habitação sustentável e a preços acessíveis, bem como à habitação social.

No âmbito da parceria da Agenda Urbana da UE para a habitação, as cidades e os países da UE, a Comissão Europeia e as partes interessadas colaboram para promover uma habitação a preços acessíveis e de boa qualidade. Foram propostas medidas nos domínios dos auxílios estatais à habitação, fundos e financiamento, políticas e conhecimentos gerais em matéria de habitação.

Outras ligações

Pacote de investimento social (2013)

26 DE MARÇO DE 2018
Toledo informal ministerial meeting on urban development - Declaration (2010)
26 DE MARÇO DE 2018
Cities of tomorrow (2011)
26 DE MARÇO DE 2018
Resource efficiency opportunities in the building sector (2014)

Dados e estudos urbanos

Plataforma de modelização para a avaliação integrada da sustentabilidade assente no ordenamento do território (LUISA)

Eurostat: Estatísticas sobre os preços da habitação

Eurostat: Estatísticas sobre as cidades europeias e o grau de urbanização

Portal de dados abertos para os Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI)

Oportunidades de financiamento e aconselhamento

Programas e oportunidades de financiamento

Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE)

Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI)

Portal Europeu de Projetos de Investimento (PEPI)

Ações Urbanas Inovadoras (AUI)

Para mais informações e outras oportunidades de financiamento, consulte a página sobre financiamento.

 

Fundo Europeu para a Eficiência Energética

Iniciativa de programação conjunta Europa Urbana

Aconselhamento e assistência técnica

URBIS

A URBIS é uma nova plataforma de aconselhamento sobre investimento urbano no âmbito da Plataforma Europeia de Aconselhamento ao Investimento. Foi criada para prestar aconselhamento às autoridades das zonas urbanas, com o intuito de facilitar, acelerar e desbloquear projetos, programas e plataformas de investimento no domínio do desenvolvimento urbano.

Assistência Europeia à Energia Local (ELENA)

Assistência Conjunta de Apoio a Projetos nas Regiões Europeias - JASPERS 

A assistência conjunta de apoio a projetos nas regiões europeias é gratuita para os órgãos de poder local e promotores e aconselha os municípios e as regiões em questões de planeamento estratégico numa vasta gama de setores. Apoia a preparação de projetos em áreas que beneficiam de fundos da UE, para que cumpram todas as normas necessárias.

fi-Compass

A plataforma fi-Compass é uma plataforma para serviços de aconselhamento sobre instrumentos financeiros e destina-se a apoiar as autoridades de gestão dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI), os fornecedores de microfinanciamento do Programa para o Emprego e a Inovação Social (EaSI) e outras partes interessadas, disponibilizando conhecimentos práticos e ferramentas de aprendizagem sobre instrumentos financeiros.

Referências

Guia prático sobre as oportunidades de financiamento da UE

Acesso a fundos para a política regional

Trabalho em rede

 

Exemplos de projetos

Resultados da UE

Base de dados dos projetos LIFE

Base de dados de projetos REGIO

URBACT

Recuperar os edifícios e participação dos cidadãos com o programa URBACT

URBACT II

CASH (2009-2012)
A rede reduziu o consumo de energia dos edifícios e nos edifícios. Procurou novas soluções para a renovação de unidades de habitação social e a preços acessíveis, a fim de melhorar a sua eficiência energética e influenciar o comportamento dos utilizadores através da participação dos cidadãos.

RE-Block (2012-2015)
Esta rede fomentou a regeneração de bairros, tornando-os mais atrativos e melhorando a respetiva qualidade ambiental, criando, ao mesmo tempo, uma abordagem integrada e adaptada para combater a pobreza.

SUITE (2008-2011)
Esta rede cooperou com os parceiros para otimizar a oferta sustentável e a preços acessíveis de habitações e para assegurar a coesão social através da miscigenação social e da habitação sustentável. 

Horizonte 2020

STORM

O projeto STORM propõe um conjunto de novos modelos preditivos e métodos não invasivos e não destrutivos de prospeção e diagnóstico para uma previsão eficaz das alterações ambientais e para a descoberta de ameaças e de condições que possam prejudicar os sítios de património cultural.

Legislação da UE

Textos fundamentais

Diretiva relativa ao desempenho energético dos edifícios

Diretiva relativa ao sistema comum do imposto sobre o valor acrescentado

Decisão relativa à aplicação do artigo 106.º, n.º 2, do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia aos auxílios estatais sob a forma de compensação de serviço público concedidos a certas empresas encarregadas da gestão de serviços de interesse económico geral

Regulamento que declara certas categorias de auxílios compatíveis com o mercado comum, em aplicação dos artigos 87.º e 88.º do Tratado (texto relevante para efeitos do EEE)