Skip to main content

Prospetiva estratégica

O que se entende por prospetiva estratégica?

A prospetiva é a disciplina que investiga, prevê e orienta o futuro para ajudar a construir e utilizar a inteligência coletiva de uma forma estruturada e sistémica com vista a prognosticar a futura evolução. A prospetiva estratégica, por sua vez, visa integrar a prospetiva no processo de elaboração das políticas da União Europeia. Procura construir a inteligência coletiva de uma forma estruturada e sistemática para definir melhor os percursos de transição possíveis, preparar a UE para resistir aos choques e dar forma ao futuro que queremos.

A prospetiva estratégica:

  • antecipa as tendências, os riscos, as questões emergentes e as suas potenciais implicações e oportunidades, a fim de obter elementos úteis para o planeamento estratégico, a definição das políticas e a preparação
  • contribui para a conceção de novas iniciativas da Comissão e a revisão das políticas existentes, em conformidade com o pacote revisto dos instrumentos da Comissão para melhorar a legislação

O objetivo da prospetiva estratégica não é prever o futuro, mas sim explorar os diferentes cenários possíveis, bem como as eventuais oportunidades e desafios a estes associados. Em última análise, ajuda-nos a agir no presente para dar forma ao futuro que queremos.

Principais intervenientes

O Vice-Presidente Maroš Šefčovič é o primeiro membro do colégio dos Comissários com responsabilidade pela prospetiva estratégica. Parte da missão do Vice-Presidente consiste em dirigir os esforços que visam integrar a prospetiva estratégica no centro da elaboração das políticas europeias. O Secretariado-Geral e o Centro Comum de Investigação dirigem a execução do mandato (este último organismo recorrendo às suas capacidades de prospetiva internas). A rede de prospetiva estratégica da Comissão assegura a coordenação das políticas a longo prazo entre todas as direções-gerais. A Comissão procura estabelecer uma estreita cooperação e alianças sólidas no domínio da prospetiva com as outras instituições da UE, nomeadamente no contexto do Sistema de Análise da Estratégia e Política Europeias (ESPAS). A Comissão também colabora com parceiros internacionais e desenvolve parcerias assentes nas capacidades de prospetiva públicas dos Estados-Membros através de uma rede prospetiva à escala da UE.

Relatórios de prospetiva estratégica

Todos os anos, a Comissão elabora um relatório de prospetiva estratégica, que visa contribuir para os programas de trabalho da Comissão e para os exercícios de programação plurianual. Este exercício é realizado no quadro de um processo de prospetiva participativo e intersetorial, conduzido pelos serviços da Comissão em consulta com os Estados-Membros, em diálogo com o Sistema de Análise da Estratégia e Política Europeias e partes interessadas externas. 

O relatório de prospetiva estratégica de 2022, «Geminação das transições ecológica e digital no novo contexto geopolítico», centra-se na interação entre a dupla transição da Europa, tendo igualmente em conta o panorama geopolítico disruptivo e em mutação no qual estas transições estão a ocorrer. O relatório salienta o papel fundamental das tecnologias digitais em cinco setores estratégicos da Europa, que são também os que mais emitem gases com efeito de estufa: energia, transportes, indústria, construção e agricultura. Descreve igualmente dez domínios de ação essenciais para maximizar as sinergias e reduzir as tensões entre ambas as transições tendo em vista 2050.

Relatório de prospetiva estratégica de 2022

O relatório de prospetiva estratégica de 2021, intitulado «A capacidade e a liberdade de ação da UE», apresenta uma perspetiva prospetiva e pluridisciplinar de algumas tendências importantes que influenciarão a UE até 2050, tais como as alterações climáticas e outros desafios, as transformações tecnológicas, a pressão sobre a democracia e os valores, bem como mudanças na ordem mundial e demográficas. O relatório também identifica dez domínios nos quais a UE pode reforçar a sua capacidade e liberdade de ação.

Relatório de prospetiva estratégica de 2021

O relatório de prospetiva estratégica de 2020, intitulado «Definir o rumo para uma Europa mais resiliente», analisa os primeiros ensinamentos estruturais que podem ser retirados da crise da COVID-19 e descreve a forma como a prospetiva pode contribuir para reforçar a resiliência da Europa a longo prazo numa era de mudanças fundamentais e aceleradas. Para tal, o relatório analisou a resiliência da UE em quatro vertentes: social e económica, geopolítica, ecológica e digital. O relatório introduziu quadros de indicadores de resiliência, que funcionam como ferramentas de acompanhamento para os responsáveis políticos.

Relatório de prospetiva estratégica de 2020

Rede de prospetiva à escala da UE

O lançamento de uma rede de prospetiva à escala da UE foi anunciado no Relatório de Prospetiva Estratégica de 2020 da Comissão. O seu objetivo é estabelecer sinergias assente nas capacidades de prospetiva das administrações públicas, reunindo as competências em matéria de informação estratégica e de prospetiva de todos os Estados-Membros e da Comissão Europeia, com vista a efetuar intercâmbios estratégicos e implementar uma cooperação sobre questões orientadas para o futuro que se revistam de interesse para o futuro da Europa. Entre estas, figuram a autonomia estratégica aberta, a resiliência e a nossa capacidade de realizar as transições ecológica e digital de forma equitativa.

A rede de prospetiva à escala da UE compreende dois níveis. Os «ministros para o futuro», designados por cada Estado-Membro a convite do Vice-Presidente Šefčovič, reúnem-se informalmente, pelo menos, uma vez por ano. A sua missão consiste em debater e chegar a acordo com a Comissão sobre as principais prioridades estratégicas que devem presidir à agenda de prospetiva estratégica da Comissão, fazer o balanço dos progressos realizados, debater questões fundamentais relevantes para o futuro da Europa e chegar a acordo quanto ao seguimento a dar-lhes. Os seus trabalhos são tidos em conta na programação estratégica da UE.

O trabalho dos «ministros para o futuro» conta com o apoio de uma rede de altos funcionários das administrações nacionais, que se reúnem, pelo menos, duas vezes por ano para preparar as reuniões ministeriais e assegurar o seguimento das suas conclusões no âmbito de grupos de trabalho.

.

Apoio à elaboração das políticas da UE

A prospetiva estratégica ajuda a melhorar a elaboração das políticas, a definir estratégias orientadas para o futuro e a assegurar a coerência das ações a curto prazo com os objetivos a longo prazo. Para o efeito, são utilizadas uma série de técnicas, tais como:

landscape

Análise prospetiva: deteção sistemática de eventos e tendências que permitem obter uma ideia do futuro ou um mapeamento visual de novos sinais de mudança

megatrends

Análise das megatendências: análise e estudo das alterações de padrões e tendências e das suas interações, com vista a elaborar um cenário (único) do futuro e definir um plano de ação

frames

Planeamento de cenários: processo interativo e iterativo, que envolve entrevistas, análises e modelização, com vista a delinear um conjunto de futuros cenários verosímeis, desejáveis ou não, e a forma como podem surgir

objective

Elaboração de uma visão: definição da direção preferida, com vista a um entendimento comum e a uma descrição explícita do futuro preferido, bem como a um roteiro a médio prazo que descreva medidas específicas para avançar rumo à visão estabelecida

A prospetiva estratégica ajuda a Comissão a tornar realidade as seis principais ambições da Presidente Ursula von der Leyen através de:

  • exercícios de prospetiva sobre questões relacionadas com o futuro para estudar as formas de concretizar as aspirações definidas nas prioridades políticas da Comissão, analisar as tendências principais, os riscos e as questões emergentes e definir os temas essenciais para a UE. Estes exercícios incluem a publicação de um relatório anual de prospetiva estratégica. A partir de 2021, a sua elaboração baseia-se em ciclos prospetivos completos, relacionados com as prioridades definidas nos discursos anuais sobre o estado da União, os subsequentes programas de trabalho da Comissão e a programação plurianual.  
  • apoio ao programa de trabalho da Comissão como parte integrante do programa revisto Legislar Melhor. As grandes iniciativas políticas devem estar alicerçadas na prospetiva estratégica, assegurando-se assim que as políticas europeias assentam numa compreensão clara das futuras tendências e das questões emergentes, dos cenários possíveis e dos desafios e oportunidades conexos. Por exemplo, a Comissão elaborou cenários prospetivos que apresentam um subconjunto de futuros possíveis em 2040, contribuindo diretamente para a Comunicação da Comissão sobre uma visão a longo prazo para as zonas rurais da UE.
  • fomento da reflexão sobre o futuro por parte dos responsáveis políticos e inspirando estratégias de longo prazo sobre questões políticas fundamentais mediante boletins informativos específicos da série Foresight ON, por exemplo, sobre a inteligência artificial e a transformação digital, as matérias-primas, a segurança, a saúde, as sinergias entre as indústrias civis, da defesa e do espaço ou os territórios europeus.  Para além dos boletins informativos, a Comissão apresenta também relatórios de prospetiva específicos sobre temas como o futuro papel profissional dos agricultores até 2040, o futuro das alfândegas da UE e «o futuro dos empregos é verde».
  • contributos para as análises realizadas ao abrigo do programa para a adequação e a eficácia da regulamentação, que visa identificar as possibilidades de reduzir a carga regulamentar da Europa e ajudar a determinar se a legislação da UE em vigor está «preparada para o futuro».

Próximas etapas

  • Desenvolvimento da cooperação no âmbito da rede prospetiva à escala da UE, a fim de criar capacidades de prospetiva nas administrações dos Estados-Membros em toda a UE
  • Conferência sobre o Sistema de Análise da Estratégia e Política Europeias em 2022.
  • Execução da agenda de prospetiva estratégica da Comissão para o ciclo político em curso e contribuição para as iniciativas levadas a cabo no âmbito do programa de trabalho da Comissão
  • Preparação do relatório de prospetiva estratégica de 2022

Contactos

Para mais informações, contacte-nos: SG-FORESIGHT@ec.europa.eu; JRC-FORESIGHT@ec.europa.eu

Horizon scanning: a systematic scan and collection of events and trends, the output being a future-scape or visual mapping of new signals of change

Megatrends analysis: analysis and discussion of pattern shifts and interacting trends, the output being a story of the future (singular) and a plan of action

Scenario planning: interactive and iterative process, involving interviews, analysis and modelling, the output being a set of stories of plausible futures, whether we like them or not, and how these might come about

Visioning: identification of a preferred direction, the output being a shared understanding and explicit description of the preferred future and a medium term roadmap detailing specific actions for making progress towards the vision

Strategic foresight guides the Commission in achieving President von der Leyen’s six headline ambitions by:

  • Conducting foresight exercises on forward-looking issues to explore ways to achieve the aspirations outlined in the Commission’s political priorities, analyse key trends, risks and  emerging issues and define topics of critical interest for the EU. These exercises include the publication of an Annual Strategic Foresight Report. Starting from 2021, its preparation will be based on full foresight cycles, which are linked with the priorities of the annual State of the Union addresses, subsequent Commission Work Programmes and multi-annual programming  
  • Supporting the Commission’s Work Programme as part of the revised Better Regulation Agenda. Major policy initiatives should be informed by strategic foresight, ensuring that EU policies draw on a clear understanding of future trends and emerging issues, possible scenarios and related challenges and opportunities. For instance, the Commission has developed foresight scenarios presenting a subset of possible futures in 2040 to directly inform the Commission’s Communication on the Long Term Vision for Rural Areas.
  • Supporting future thinking among policymakers and inspiring long-term strategies on key policy issues through dedicated newsletters “Foresight ON”. e.g. on artificial intelligence and digital transformation, raw materials, security, health, synergies between civil, defence and space industries, or European territories.  Apart from newsletters, the Commission also delivers dedicated foresight reports, on topics such as the Future professional roles of Farmers by 2040, the future of Customs in the EU and the Future of Jobs is Green.
  • Informing reviews under the Regulatory Fitness and Performance Programme, which identifies opportunities to reduce Europe’s regulatory burden, and informs the assessment of whether existing EU laws remain ‘fit for the future’.

Next steps

  • Developing cooperation within the EU-wide Foresight Network, to build foresight capacity in Member State administrations across the EU.
  • European Strategy and Political Analysis System (ESPAS) conference 2022.
  • Implementation of the Commission’s Strategic Foresight Agenda for this policy cycle and inform initiatives in the Commission Work Programme.
  • Preparations of the 2023 Strategic Foresight Report.

Contact

For any enquiries, please contact us at SG-FORESIGHT@ec.europa.eu; JRC-FORESIGHT@ec.europa.eu

Documents

 

8 SETEMBRO 2021
Strategic Foresight Report - 2021
English
(263.33 KB - HTML)
Descarregar

 

8 SETEMBRO 2021
Strategic Foresight Report – 2021 - reader friendly version
English
(10.38 MB - PDF)
Descarregar

 

30 JUNHO 2021
Speech by Vice-President Maroš Šefčovič at the España 2050 High-Level Foresight Event
English
(HTML)
Descarregar

 

9 SETEMBRO 2020
Strategic Foresight Report – Charting the course towards a more resilient Europe (reader-friendly version)
English
(2.26 MB - PDF)
Descarregar

 

9 SETEMBRO 2020
PROSPETIVA ESTRATÉGICA – DEFINIR O RUMO PARA UMA EUROPA MAIS RESILIENTE
português
(428.38 KB - HTML)
Descarregar

 

1 NOVEMBRO 2017
Strategic Foresight Primer
English
(1.26 MB - PDF)
Descarregar

 

10 SETEMBRO 2019
President von der Leyen’s mission letter to Maroš Šefčovič
English
(578.35 KB - PDF)
Descarregar